Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Outono: Período de Vitamina C e líquidos quentes

Nessa época o corpo fica suscetível a doenças crônicas e problemas respiratórios, com isso é importante adaptar a alimentação

Postado em: 09-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Outono: Período de Vitamina C e líquidos quentes
Nessa época o corpo fica suscetível a doenças crônicas e problemas respiratórios, com isso é importante adaptar a alimentação

GUILHERME MELO* 

Uma estação carregada de significados, independente de qual parte do mundo você esteja, o Outono é uma época de transições de extremos. Marcando a saída do calor do verão e a chegada do frio e tempo seco do inverno, é uma parte do ano que requer certos cuidados com o corpo. Já que, é nessa época do ano que pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite e que possuem problemas respiratórios precisam ter um acompanhamento médico mais frequente, além também do surgimento constante de resfriados e gripes.

Continua após a publicidade

Segundo a nutricionista Laís Siqueira, quando ocorre uma mudança de estação devemos também mudar alguns hábitos alimentares, para auxiliar a transição de um tempo para o outro. “Biologicamente, nestes meses ficamos com o organismo mais fraco, Por isso precisamos ter uma alimentação diferenciada e capaz de suprir as necessidades que o corpo precisa durante esse período”, explica. A profissional ainda reforçar a ideia de redobrar a atenção e garantir um cardápio balanceado.

Em um período como esse, Laís adverte para a necessidade de consumir bastante verduras e frutas frescas, principalmente as com vitamina C. “A laranja, por exemplo, é fundamental no nosso ‘cardápio de outono’. Principalmente por causa da vitamina C, que vai evitar que o corpo esteja suscetível a gripes, resfriados e algumas viroses”, conta. 

Além de alimentos sólidos, Laís fala sobra a importância de ingerir bastante liquido, água, sucos e chás no Outono. “Por não ser uma época de muito calor, as pessoas se esquecem de beber água, por exemplo, isso ajuda com que o corpo esteja com a imunidade mais baixa, sem os sais minerais. Outros líquidos, como sucos e chás, ajudam a absorver alguns nutrientes fundamentais”, revela. 

A nutricionista ainda fala sobre o excelente momento para ‘explorar e abusar’ das sopas e caldos. “Além de gostoso, eles são ricos em vitaminas e proteínas, explorando a criatividade de cada um, apresenta misturar carboidratos bons (como os grãos integrais), proteínas magras e um verdadeiro leque de legumes, diversificando as vitaminas e os minerais ingeridos. Laís adverte para tomar cuidados com comidas pesadas, que podem causar problemas intestinais. “Com a chegada do frio é normal que as pessoas queiram comer mais, principalmente comidas mais pesadas como massas, carnes e sobremesas, mas é preciso tomar cuidado com os excessos”, explica. 

Mesmos com os cuidados com a alimentação nesta época, é possível explorar bem os alimentos e pratos, comendo bem. Pensando nisso a nutricionista, junto com a chef Letícia Oliveira, prepararam algumas dicas de uma alimentação saudável para o outono: 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também