“Dificuldades na vida sempre vão existir, a diferença é de como você vai enfrentá-la”

‘João Saci’ lança, hoje (10), o livro sobre sua trajetória de vitórias e a luta contra o câncer

Postado em: 10-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Dificuldades na vida sempre vão existir, a diferença é de como você vai enfrentá-la”
‘João Saci’ lança, hoje (10), o livro sobre sua trajetória de vitórias e a luta contra o câncer

SABRINA MOURA*

Ogoiano João Carlos Costa lança o livro Nascido para Vencer – Uma vida de Superações, nesta sexta-feira (10), no Republikahs Café Restaurante. A obra retrata sua história de vida, sendo, segundo ele, “uma forma de incentivar as pessoas a levar uma vida mais digna e viver de verdade”.

Conhecido também como ‘João Saci’, sua vida passou por reviravoltas, conquistas esportivas, recordes e medalhas, mas também cinco tumores e cinco vitórias contra o câncer, tendo sido o primeiro deles aos 17 anos. “Enfrentar o primeiro câncer foi bem complicado. Essa doença, em qualquer idade, já é complicado, né?! Quando minha mãe me deu o diagnóstico e falou que eu teria que fazer quimioterapia, eu fiquei meio sem saber o que fazer, ou como seguir, o que eu deveria fazer. O que me assustou mesmo foi a questão da quimioterapia – o quanto eu passava mal e ficava enjoado. Já a questão da queda de cabelo para mim foi algo bem tranquilo. A outra parte que me assustou foi quando o médico disse que eu teria que amputar a minha perna, porque o tumor tinha tomado conta do joelho, e não teria o que fazer. Foi algo que me desesperou, e, ao receber essa notícia, eu gritava e falava que eu não queria, porque minha perna estava bem”, conta João.

Continua após a publicidade

O esporte sempre esteve presente em sua vida, e Saci acredita que parte da sua resistência e tudo o que ele consegue passar, atualmente, são graças à questão da atividade física: “Falo muito para as pessoas não buscarem a atividade física pela estética, e sim pela saúde. No último câncer, que enfrentei em 2016, eu operei no dia 22 de dezembro, e, no dia 24, consegui passar o Natal em casa. Meu organismo se recuperou rápido da cirurgia. Atualmente, tenho somente a metade do meu pulmão esquerdo, e tenho uma vida normal, como qualquer outra pessoa, apesar de ter uma pequena limitação na capacidade respiratória; é algo que o esporte me proporcionou. Eu gosto de fazer coisas do tipo subir montanhas para ver alguma vista, lá de cima, ou mesmo uma caminhada, e meu preparo físico é graças ao esporte, que me auxilia em diversos aspectos da minha vida”.

O paratleta conseguiu se tornar campeão nacional de natação, em 2002, tendo obtido o índice paraolímpico dois anos depois. Quando decidiu trocar as piscinas pelos boxes de crossfit, precisou de uma prótese esportiva. Para adquiri-la, fez uma campanha de financiamento coletivo, arrecadando 50 mil reais. Agora, recorreu ao mesmo expediente para lançar seu livro.

A questão de contar a sua vida em um livro surgiu por meio de um projeto de palestras que o atleta realizava onde falava sobre a minha história. “Nessa época, eu percebi o quanto minha trajetória impactava as pessoas, justamente nas questões do ‘eu não vou reclamar, tenho tudo e acabo reclamando e não dando valor as coisa que eu tenho’. Meu intuito é justamente incentivar e motivar as pessoas a olharem para o que elas tem e lutar. Apesar de todas as dificuldades que eu tive na minha vida, eu consegui me formar, terminar uma pós-graduação, ser um atleta de natação e crossfit. Dificuldades na vida sempre vão existir, a diferença é de como você vai enfrentá-la. Se é algo que acontece, de repente, como no meu caso – o câncer e uma amputação –, é importante aprender a olhar isso de uma outra forma. Uma frase que eu utilizo muito é a questão de ‘olhar o lado positivo das coisas negativas’. Depois que você enfrentou e suportou toda a dor, você aprendeu a resignificar essa dor e ver o amadurecimento e crescimento que isso trouxe”, revela João Saci.

Ao ser questionado sobre qual foi a motivação que o levou a seguir em frente e superar, mesmo com tantos obstáculos em sua vida, primeiramente ele diz que foi sua fé, acreditar que iria superar o tratamento, que poderia voltar a natação e ser um atleta. “Essa fé quem me ensinou foi a minha avó. Em um dia após o tratamento de quimioterapia, quando eu estava passando muito mal, eu sai chorando e a abracei. Nesse momento, ela disse a única coisa que caberia naquele momento: ‘Meu filho, tenha fé, que tudo vai dar certo’. Ela não sabia se daria certo ou não, mas era o que ela poderia falar. Foi a fé, acreditar em Deus, saber que as dificuldades passam e ter o apoio da minha família que me motivaram. Eu quis lutar pela minha vida e queria estar vivo”, finaliza João.

O livro está sendo lançado de forma independente, sem editora e sem distribuição, mas com a ajuda de familiares, amigos, admiradores e patrocinadores.  Quem for ao lançamento terá a oportunidade de conhecer essa história inspiradora e adquirir seu exemplar com dedicação exclusiva. A biografia também está sendo vendida pelo e-mail [email protected].

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Nascido para Vencer – Uma vida de Superações’

Quando: sexta-feira (10)

Onde: Republikahs Café Restaurante (Avenida T-5, nº 1.312, Setor Bueno– Goiânia)

Horário: 18h

Valor da obra: R$ 52 (vendido no dia do lançamento ou pelo e-mail [email protected])

Entrada gratuita

 

Veja Também