Banho em pets pede atenção especial

Saiba como oferecer um banho completo e saudável a cães e gatos

Postado em: 29-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Banho em pets pede atenção especial
Saiba como oferecer um banho completo e saudável a cães e gatos

SABRINA MOURA*

Assim como os humanos, alguns animais são mais propensos a desenvolverem dermatites por terem alergias, que ocorrem, inclusive, por conta de produtos usados no banho, o que requer atenção especial no momento da higienização. Nestes casos, o banho precisa ser realizado com técnicas corretas e produtos que contribuam com a saúde da pele dos cães e gatos para deixá-los  cheirosos, limpos e saudáveis.

Continua após a publicidade

Segundo a médica veterinária e docente da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG Kellen Oliveira, o banho é importante para uma avaliação geral dos animais, para saber sobre problemas dermatológicos, presença de pulgas e/ou carrapatos, e retirar excesso de sujidades que, muitas vezes, causam desconforto aos animais. “A higienização é mais importante para o cão do que para o gato, já que os gatos fazem sua higienização, diariamente, através da lambedura. Para gatos de pelagem longa, por exemplo, os da raça persa, a higienização deve ser associada com escovação diária para evitar que os pelos embolem entre si, criando nós. Para os cães, a frequência da higienização dependente do nível de interação ou intimidade com o proprietário. Caso os cães tenham acesso a camas e sofás, é recomendável que os mesmos sejam higienizados semanalmente. Outro fator que exige mais cuidados com banhos e tosas é o tipo de pelagem do cão: caso seja longa, é importante que a higienização seja realizada com mais frequência”, explica ela.

Kellen ainda revela que, em geral, não há grandes problemas em cães e gatos que não se higienizam com frequência, desde que estejam saudáveis, porém, caso os animais tenham problemas de pele ou ectoparasitas, a falta de banhos pode acarretar em graves problemas: “As doenças de pele podem se agravar, produzir sinais como coceira intensa, feridas e mau odor. Já os ectoparasitas, como carrapatos e pulgas, são transmissores de doenças. Então o banho é um momento ideal para identificar esses problemas”.

Na hora do banho, algo que o tutor deve se atentar é sobre a utilização de produtos específicos para animais – atualmente existem inclusive produtos específicos para cada espécie. “O ritual do banho de cães e gatos segue os mesmos princípios básicos como proteção dos ouvidos, cuidado especial com os olhos, corte ou apara das unhas. Lavagem com xampu de limpeza ou neutralizador de odores após o enxágüe; uso de um xampu para tratamento da pelagem; um novo enxágue, e, caso necessário, adição de um condicionador que deve ser retirado com água em abundância. Por fim, os animais seguem para a secagem e a finalização do penteado”, explica a médica veterinária.

No caso de banhos em pet shops, Kellen esclarece os cuidados e observações na hora de deixar seu pet: “Em relação a pet shops, que o mesmo tenha profissionais experientes; que o estabelecimento tenha registros nos órgãos oficiais; que utilize produtos específicos para animais; e que os equipamentos sofram manutenção com frequência. Caso o proprietário opte pelo banho, deve seguir os cuidados gerais (já mencionados) e utilizar produtos (xampus e condicionadores) destinados para cães e gatos. Além disso, fazer o processo de secagem do animal, já que pelos e pele úmidos podem gerar problemas de pele”.

Com relação à quantidade de banhos de que o animal necessita, a veterinária revela que depende do grau de intimidade dentre bichinhos e tutores. “Caso os animais fiquem dentro de casa e tenham acesso a camas e sofás, é importante higienizar com mais frequência (uma vez na semana). Os animais que vivem fora de casa  podem ser higienizados uma vez ao mês ou quando o proprietário sentir que seja necessário”, finaliza Kellen Oliveira.

*Integrante do programa de estágio do 

jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

 

Veja Também