Cidade de Goiás recebe Simpósio Internacional de Linguística

Evento, com entrada gratuita, será realizado entre 29 e 31 de maio no Cineteatro São Joaquim

Postado em: 29-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade de Goiás recebe Simpósio Internacional de Linguística
Evento, com entrada gratuita, será realizado entre 29 e 31 de maio no Cineteatro São Joaquim

Da Redação

O Cineteatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado de Cultura, na Cidade de Goiás, será palco de atividades do V SILF Coralina 2019 – Simpósio Internacional de Linguística Funcional, evento promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que começa hoje (29) e vai até sexta-feira (31). A entrada é gratuita.

Continua após a publicidade

A programação reúne graduandos, graduados, pós-graduandos e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior que se dedicam aos estudos linguísticos a partir das vertentes teóricas funcionalistas e de suas interfaces.

O evento busca propiciar um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta sobre diferentes objetos de investigação, particularmente os problemas de análise, as perspectivas teóricas e as metodologias de trabalho que contemplem diferentes olhares sobre como a linguagem se adapta aos objetivos comunicativos dos falantes e é guiada por diversos processos cognitivos.

O V SILF também contribui para fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação do Brasil, uma vez que envolve importantes pesquisadores estrangeiros, de centros acadêmicos de renome internacional.

Histórico

A primeira edição do SILF foi realizada em 2011 na UFMS – Campus de Três Lagoas (MS). O evento contribuiu para a consolidação da pesquisa nas áreas de estudos linguísticos no cenário sul-mato-grossense, com vistas à valorização do acervo linguístico (que inclui a língua portuguesa, o português falado pelos indígenas, as línguas indígenas, as línguas de contato das áreas fronteiriças do Mato Grosso do Sul e os quilombolas) do Estado e do Brasil.

A segunda versão do evento foi realizada em 2013 na UFSCAR, em São Carlos (SP). O II SILF abordou, especificamente, a questão da interface entre morfossintaxe, semântica e pragmática na descrição e análise da linguística, partindo do princípio de que o significado, em um sentido amplo, é codificado em línguas através de níveis/camadas/padrões que caracterizam as teorias funcionalistas em geral.

Seu terceiro ano foi realizado em 2015 na UFF, em Niterói (RJ). Chancelado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o III SILF propiciou um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta acerca de questões teórico-metodológicas que circundam os chamados Modelos Centrados no Uso, resultantes do franco diálogo entre as correntes funcionalistas e a Linguística Cognitiva.

Numa continuação das principais discussões do terceiro SILF, a quarta versão foi realizada, em 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

 

Veja Também