Mente x consciência

Coach e terapeuta explica como reduzir o fluxo de pensamentos resultando em benefícios e qualidade de vida

Postado em: 30-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mente x consciência
Coach e terapeuta explica como reduzir o fluxo de pensamentos resultando em benefícios e qualidade de vida

SABRINA MOURA*

Ao acordar, qual é a sua rotina? Ir para o banho, tomar café da manhã, ir para o trabalho ou faculdade, almoçar, trabalhar novamente, ir para a academia, ir para casa, tomar banho, jantar e dormir. Se o seu dia a dia é ao menos parecido com esse, pense: onde você encaixaria a meditação nele?

Continua após a publicidade

Meditar é muito mais do que simplesmente sentar e não pensar em nada. Segundo a coach e terapeuta Mariana Nahas, a meditação é quando encontramos um silêncio interno em meio ao barulho da mente. Este estado é um dos responsáveis por  inúmeros benefícios na nossa vida”, explica ela.

Ao ser questionada sobre a importância da prática em tempos em que as pessoas acabam ficando afetadas com os próprios pensamentos, Mariana revela que vê a meditação diretamente ligada à expansão da consciência. “Esse momento é quando percebemos que não somos nossos os pensamentos, e as emoções deixam de se identificar com eles. Isso acontece quando dois aspectos caminham de mãos dadas, a união do corpo com o espírito. Quando trazemos o espírito e a consciência, passamos a ver o universo de um outro modo sem julgamentos, e entendendo que nem tudo que levamos a ser negativo realmente é”, explica a coach.

Mariana explica que a mente não é capaz de reconhecer nossos interesses, e, geralmente, age pelo impulso, gerando negatividade, críticas e coisas ruins. Já a consciência, por outro lado, reconhece e dá origem a coisas boas: “A consciência nos dá o ‘poder’ de escolher se relacionar. A emoção e o sentimento existem, mas a consciência dá para a mente a capacidade de enxergar o certo para a vida. Somos limitados no que queremos ver no mundo. Despertar a consciência é exatamente uma reprogramação mental, e a meditação é como um hábito novo, que faz com que sua mente fique fortalecida”.

Em meio a pensamentos ruins, a meditação é o momento quando a mente para de tentar de se programar e foca em uma coisa; é o momento em que a mente vai se soltando e se flexibilizando. “Quanto mais se pratica, mais a mente solta os hábitos de controle, e funciona mais leve e positiva”, afirma Nahas. “A sua consciência domina a máquina, algo libertador; ela resgata o nosso poder de escolha, podendo representar o amor ou o medo”, acrescenta ela, que dá dicas a seguir.

Benefícios para o corpo e a mente

A meditação não é uma pílula mágica, que sozinha irá mudar a vida de quem a pratica. Ela é parte de um estilo de vida, que irá sustentar um novo estado de espírito, com mais paz interior e equilíbrio, por consequência perceberá claramente como ela impacta diretamente na melhora da sua saúde física e mental.

O principal benefício da meditação é que a prática ajuda a abrir um espaço na nossa mente para que novos padrões de comportamentos e novos hábitos sejam instalados em nossas vida – sejam eles voltados para uma melhor alimentação, para a prática de exercício físico ou mesmo uma melhoria nas relações interpessoais. Tudo isso vai impactar diretamente a sua vida e melhorar sua saúde e bem estar.

A partir da meditação, você consegue compreender que pequenos ajustes na rotina são fundamentais para trazer saúde e paz de espírito – como dar mais atenção ao sono, uma alimentação saudável, beber mais água, movimentar mais o corpo, etc.

A técnica de mindfulness ou mesmo a meditação nos ajuda a tomar consciência do teor de nossos pensamentos positivos e negativos. Ao colocarmos nossa ‘atenção plena’ em apenas uma coisa, conseguimos diminuir o fluxo de pensamentos, adquirimos o foco como uma habilidade que irá nos ajudar e muito a mantermos um estado de espírito positivo frente a vida. “Como qualquer mudança de comportamento ou hábito, precisamos praticar, e, com a meditação, não é diferente: basta que coloque essa prática dentro de pequenas rotinas diárias, que a cada dia se tornará mais fácil, natural e intuitivo entrar em estado meditativo”, lembra Mariana.

Como começar a meditar

Mudar drasticamente a rotina não é fácil, por isso a sugestão de Mariana Nahas para começar a prática de meditação é ir aos poucos: comece colocando sua atenção no ato de respirar, e exercite a auto-observação: “Perceber como você está respirando, ao longo do seu dia, vai te ajudar muito a perceber qual estado de espírito está presente na vida. Apenas essa auto-observação, ao longo do seu dia, irá te ajudar muito neste processo”. 

Exercício que pode ser feito em casa

Quando acordar, feche os olhos e faça três respirações profundas. Inspire por quatro segundos, retenha o ar por dois segundos, expire por seis segundos e segure por mais dois segundos, com os pulmões vazios, antes de inspirar novamente.

Esse ciclo pode ser repetido, ao longo do seu dia, sempre que sentir necessidade de mudar seu estado de espírito ou mesmo reduzir o estresse –  antes de cada refeição importante ou ainda após chegar do trabalho, do colégio ou da faculdade.

Com essa prática de respiração intencional, você já estará ensinando seu cérebro o foco e a intenção de observar os pensamentos. Assim, ficará cada vez mais fácil alcançar o estado de meditação e começar a implementação de outros hábitos benéficos para a sua vida.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Expansão de Consciência e Meditação’ com Mariana Nahas

Quando: quinta-feira (30) às 20h

Onde: ‘Conexão Flamboyant Por Vida Simples’ (Av. Dep. Jamel Cecílio, nº 3.300, Jardim Goiás – Goiânia)

Entrada gratuita

Programação completa: flamboyant.com.br

Mais informações: (62) 3546-2016 

Veja Também