Portugal da diversidade musical

Região do Alentejo recebe, nos meses de julho e agosto, quatro festivais que integram o programa ‘365 Alentejo’

Postado em: 03-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Portugal da diversidade musical
Região do Alentejo recebe, nos meses de julho e agosto, quatro festivais que integram o programa ‘365 Alentejo’

GUILHERME MELO* 

As férias de julho no Brasil já estão se aproximando, e um dos destinos bastante procurados é Portugal, na Europa. Nesta edição do Turismo, o Essência traz, como uma das opções de destino portuguesas, a região de Alentejo, que conta com dias ensolarados, perfeitos para curtir rios e lagos, mas também com eventos que ocorrem em seu território, como os festivais de música e dança que fazem parte do programa de eventos da região, o 365 Alentejo.

Continua após a publicidade

O festival Músicas do Mundo desde 1999 leva artistas do mundo todo para se apresentar na cidade de Sines e na aldeia vizinha de Porto Covo, abrangendo variados estilos musicais. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 18 e 27 de julho, e já tem 51 shows confirmados. O objetivo é colocar o mundo no palco, levando as pessoas para descobrirem novas canções e gêneros que nunca imaginaram que pudessem gostar. 

Neste ano, Músicas do Mundo receberá artistas de 31 países como Índia, Nigéria, Coreia do Sul, França, Bélgica e Colômbia. O Brasil, que também marcará presença, está representado pelos artistas Luedji Luna, Flavia Coelho, Chico César e Rincon Sapiência. Os concertos realizados em Porto Covo, na Avenida Vasco da Gama, no Largo Poeta Bocage, e os shows diurnos no Castelo de Sines são gratuitos. 

Entre os dias 19 e 28 de julho, ocorre o Festival Internacional de Música de Marvão, um evento de música clássica que esbanja autenticidade, com apresentações de qualidade em Marvão, uma vila protegida por muralhas que fica a 800 metros de altitude, o que garante uma das mais belas vistas da região. Com a mesma premissa do festival de Sines, ele tem objetivo de apresentar os mais variados estilos de música do mundo. Os concertos ocorrem em construções históricas da vila, como seu imponente castelo, e as igrejas de São Sebastião, São Tiago e Nossa Senhora da Estrela.

Outra vila charmosa, Castelo de Vide recebe o festival Andanças, focado em dança e música popular. Neste evento, é possível aprender dezenas de estilos de dança diferentes, desde as portuguesas até as africanas, americanas e europeias, alimentando a curiosidade e diversidade. O evento está marcado do para a semana de 4 a 10 de agosto.

Encerrando a lista, está o MEO Sudoeste, que dominará um dos spots mais bonitos do litoral alentejano entre os dias 6 e 10 de agosto: a Zambujeira do Mar, uma vila de pescadores situada em uma falésia que se debruça sobre o mar. O evento é realizado na Herdade da Casa Branca desde 1997, e nesta edição recebe Post Malone, Russ, Steve Aoki, TimmyTrumpet, Rita Ora, Joss Stone, Years&Years, entre outros. O Brasil também terá representantes: a banda Melim, Vítor Kley e Anitta, que é uma das headliners. Existe um camping no local para quem quiser viver a experiência completa do MEO Sudoeste. 

*Integrante do programa estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também