‘O rap e as rimas de João’

Santa Rima se apresenta, hoje, no Guardians Empório Pub, em Goiânia

Postado em: 05-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘O rap e as rimas de João’
Santa Rima se apresenta, hoje, no Guardians Empório Pub, em Goiânia

SABRINA MOURA

Do encontro inusitado durante troca de palco em um festival, surgiu uma parceria pouco provável. Gêneros musicais que em princípio eram contrastantes conversam agregam e resultam em um som rico em influências e abrangência musical.O grupo de rap Santa Rima é a atração desta quarta-feira (5) no Guardians Empório Pub.

Continua após a publicidade

O vocalista João Santa Rima explica que o hip hop é o ritmo mais ouvido ao redor do mundo, nos últimos cinco anos, e possui muitas vertentes no Brasil. “Nós, vindo do Sul, Curitiba, temos desde o sotaque a outras referências cotidianas, e isso, quando em contato com outras culturas, é algo fantástico! A cena de rap em Goiânia é muito forte, há anos, e é uma enorme satisfação dividir o nosso trabalho com os artistas locais”, revela ele.

O rap e as rimas de João ganham ainda mais vida graças às melodias de corda de Du Gomide, conhecido no cenário cultural curitibano por suas composições e arranjos íntimos da MPB. As composições próprias, direcionadas pela melodia dos mais diversos instrumentos de corda, passeiam por um só tema. O Santa Rima retrata a rotina urbana, crua e diária de pessoas comuns, com um ‘quê’ de poesia e romantismo, normalmente pouco atrelados ao cotidiano. “O cotidiano é extremamente rico de detalhes e momentos nos quais somos forçados a mergulhar em diferentes sentimentos. Ver isso como compositor inspira muito! Quando transformamos em música, o público se identifica, se diverte e se emociona através dos ritmos e letras”, afirma o vocalista.

Propondo uma nova leitura da cultura do rap viabilizada pela abrangência dos outros gêneros que compõem suas músicas, Santa Rima prevê a ampliação do consumo cultural em Curitiba, bem como a expansão do repertório artístico dos cidadãos locais e nacionais. Depois de muitos shows em eventos importantes, um clipe gravado A Praia, single tocado em todo o Brasil, o primeiro CD foi lançado em abril de 2017.

Ao ser questionado sobre a expectativa para esta apresentação, João indica que é enorme. “Quando viemos pela primeira vez, em 2016, confesso que estava apreensivo por ter a imagem de Goiânia só gostar de sertanejo (risos). Após nosso show, descobrimos como o público goiano é caloroso e muito receptivo, fato que sempre nos deixa animados e com grandes expectativas. Gostamos tanto que já estamos retornando pelo terceiro ano seguido”. 

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também