Dinho Ouro Preto se apresenta, nesta terça (25), no ‘In Concert’

Cantor retorna à Capital com sucessos como ‘Primeiros Erros’ e ‘Que País é Esse?’

Postado em: 25-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dinho Ouro Preto se apresenta, nesta terça (25), no ‘In Concert’
Cantor retorna à Capital com sucessos como ‘Primeiros Erros’ e ‘Que País é Esse?’

Com uma energia ‘hipnotizante’, o cantor e compositor Dinho Ouro Preto se apresenta, nesta terça-feira (25), às 19h30, no palco do Flamboyant In Concert.  Conhecido como vocalista da banda Capital Inicial, o artista preparou um repertório com seus maiores sucessos como Primeiros Erros, À Sua Maneira e Que País é Esse?

Dinho começou a se interessar pelo rock, ainda criança, e, aos 13 anos, o gênero já era a ‘coisa mais importante’ da sua vida. Inspirado nos grandes clássicos do rock, como Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen e The Rolling Stones, aos 19 anos o cantor integrou a banda Capital Inicial. Originada em Brasília, em 1982, após o fim da banda Aborto Elétrico, Capital Inicial está entre os grupos mais consistentes do ‘BRock’. 

Biografia 

Continua após a publicidade

Dinho Ouro Preto – nome artístico de Fernando de Ouro Preto – em nasceu em Curitiba em 27 de abril de 1964. Foi criado em Washington (EUA), Viena (Áustria) e Genebra (Suíça). Sendo filho de diplomata, veio morar no Brasil, aos 16 anos, quando a tribo ‘punk’ começava a ‘invadir’ as ruas de Brasília. 

O artista decidiu prestar vestibular para Sociologia, mas foi reprovado, e se dedicou ao seu sonho, a música. Assim conheceu Flávio e Fê Lemos, os quais eram integrantes da banda Aborto Elétrico. Também fez amizade com Dado Villa-Lobos e Bi Ribeiro, do grupo Paralamas do Sucesso, e começou a participar das reuniões da chamada Turma da Colina, um lugar onde era possível ver toda cidade. 

Nesses encontros, Dinho conheceu Renato Russo, vocalista da banda dos irmãos Flávio e Fê. Ao se separar, em maio de 1983, Aborto Elétrico deu origem a duas novas bandas, à de Renato Russo, Legião Urbana, e à de Flávio e Fê Lemos, o Capital Inicial, da qual Dinho tornou-se vocalista. Seus pais estavam fora do País, e nada sabiam de sua carreira artística. 

Em 1993, ele saiu do Capital e parou de trabalhar; foi aí que tudo começou a mudar, inclusive a aparência: seu objetivo era ficar mais ‘feio’. “No começo de carreira, eu ganhei o título de símbolo sexual. Achava ótimo ter um monte de meninas se jogando em cima de mim. Mas, depois, quando percebi que ‘ser bonito’ não era o mais importante, comecei a sentir raiva de mim mesmo”, conta o cantor em seu site oficial.

Em 31 de outubro de 2009, o vocalista sofreu um acidente durante um show realizado em Patos de Minas (MG). Dinho caiu de uma passarela, com cerca de três metros de altura, sofrendo traumatismo craniano leve. O cantor foi socorrido e levado a um hospital na cidade mineira. De lá, ele foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Dinho foi internado na manhã de 1º de novembro na unidade de terapia intensiva do hospital. Segundo a assessoria de imprensa, na época, Dinho teria permanecido lúcido, e conversava normalmente com médicos, amigos e parentes. Já recuperado, seguiu em turnê do álbum Das Kapital pelo País.

 

Veja Também