Dia dos Avós pode ser celebrado com afeto e leitura

As histórias, de maneira lúdica, ressaltam temas como organização, respeito, sustentabilidade e hábitos saudáveis.

Postado em: 26-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia dos Avós pode ser celebrado com afeto e leitura
As histórias, de maneira lúdica, ressaltam temas como organização, respeito, sustentabilidade e hábitos saudáveis.

Redação de O Hoje

No Dia dos Avós, comemorado neste 26 de julho, uma ótima ideia é se entreter com livros, e a coleção Com Meus Avós, das escritoras Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira – ilustrações de Alexandre Matos –, é uma opção. As obras, que mostram a diversidade dos personagens, foram criadas para que os avós leiam com as crianças. As histórias, de maneira lúdica, ressaltam temas como organização, respeito, sustentabilidade e hábitos saudáveis.

Por meio de ilustrações e diálogos, são revelados avós ativos e participantes da vida dos netos, em uma relação em que não há barreiras para a troca de informações e experiências, sempre de maneira divertida e responsável. 

Continua após a publicidade

Fazem parte da coleção: Seguindo os Conselhos da Vovó (volume I) – A vovó aparece incentivando hábitos saudáveis; Imaginação é Com o Vovô (volume II) – O vovô abre as portas da criatividade e imaginação, encantando os netos; e Vovó, Vovô e os Tempos Modernos  (volume III) – Avós aprendem com os netos e mostram como atividades eram feitas, no passado, sem a internet, os smartphones e os computadores.

Mediadores 

De acordo com as autoras, é muito importante que os avós atuem como mediadores, transformando a leitura em fio condutor de uma interação com as crianças, acolhendo perguntas e observações dos pequenos, que, certamente, surgem ao longo das histórias. A atividade de ler para os netos, amigos dos netos e crianças em geral promove o contato afetivo, o desenvolvimento intelectual e o estímulo à leitura. 

Para alcançar esse objetivo, Maria Eliza e Nilza dão algumas dicas: “Antes de começar a leitura, mostre o livro para a criança. Inicialmente, ela vai se interessar pelas ilustrações. O leitor e as crianças devem ser acomodados de maneira que todos possam acompanhar as páginas do livro, visualizando as imagens da história. Explore outros aspectos, além da leitura, com indagações como ‘vamos ver quem escreveu o livro?’; e “quem será que fez os desenhos?”. Dê atenção às perguntas que as crianças fazem, durante a leitura, e aproveite oportunidades de questionar a criança. Por exemplo, “a vovó do livro fez bolinhos; qual comidinha da vovó que você mais gosta?”. 

Interatividade

Após a leitura, os avós ainda podem mostrar que são modernos e apresentar às crianças o aplicativo Seguindo os Conselhos da Vovó, disponível para plataformas Android e IOS: um divertido joguinho, no celular, que incentiva a criança a valorizar a organização. No fim de cada volume da coleção, há uma página para atividade em que a criança é convidada a fazer um desenho e enviar para o e-mail [email protected]. Com isso, terá seu trabalho publicado na página do Facebook da coleção Com Meus Avós.

“Para os avós, a convivência com os netos, além do afeto, os mantém conectados com novas ideias”, afirma Maria Eliza. Igualmente importante, ressalta Nilza, “é o fato de os avós passarem para os netos histórias sobre o passado, enriquecendo o repertório das crianças”.

SERVIÇO

Coleção ‘Com Meus Avós’

Autoras: Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira (Ilustrações de Alexandre Matos) 

Editora: Detalhe 

Mais informações: www.commeusavos.com.br

 

Veja Também