No Dia do Batom, aprenda a fazer um ‘Batom Caseiro Vegano’

A tendência por propostas sustentáveis chegou aos cosméticos há um tempo, e o mercado só cresce.

Postado em: 29-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: No Dia do Batom, aprenda a fazer um ‘Batom Caseiro Vegano’
A tendência por propostas sustentáveis chegou aos cosméticos há um tempo, e o mercado só cresce.

A tendência por propostas sustentáveis chegou aos cosméticos há um tempo, e o mercado só cresce. A química Renata Lima, responsável por uma linha de cosméticos nacional, conta que fazer uso dos itens veganos de origem orgânica é o mesmo que proteger os animais e o meio ambiente.

“Quando alguém opta por cosméticos veganos, deixa de contribuir indiretamente para criação de animais que são destinados a viver como cobaias em testes extremamente nocivos – além da própria exploração animal para a obtenção das matérias-primas. Se esses cosméticos forem orgânicos, fazer o uso deles é sinônimo de menor impacto socioambiental. Para conceder um selo orgânico, as certificadoras acompanham toda a cadeia produtiva das matérias-primas, garantindo a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente, como a não utilização de pesticidas e processos naturais no plantio, no cultivo e na colheita”.

Mas os inúmeros termos de classificação dos produtos dão ao consumidor um leque de opções. Para que não haja confusão em frente as prateleiras, Renata esclarece qual a diferença entre os produtos veganos, orgânicos, naturais e cruelty free: “O consumidor deve ficar atento aos selos específicos para cada tipo de produto, além da leitura dos ingredientes no rótulo. Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos.

Continua após a publicidade

Os cosméticos naturais devem conter, pelo menos, 95% de substâncias naturais e 5% de matérias-primas orgânicas ou sintéticas. Os produtos orgânicos devem ser formulados com substâncias certificadas por um órgão que atesta a natureza e a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva, com ao menos 20% desse tipo de ingrediente. Já os produtos cruelty free não fazem testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal ou sintética”.

Criação

As autoras do ‘Guia Completo da Beleza Feita em Casa’, da editora Alaúde, Sunny Subramanian e Chrystle Fiedler, desenvolveram uma receita de batom simples e fácil de fazer. Saiba como criar o seu próprio cosmético – e vegano. 

Receitas 

Ingredientes

2 latinhas ou tubos para protetor labial

1 colher (chá) de manteiga de karité ou de manteiga de cacau ralada

1 colher (chá) de azeite de oliva, óleo de jojoba, de amêndoas doces ou de coco

3⁄4 de colher (chá) de cera de candelila

1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha

3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de preparo

1. Numa tigela ou copo medidor refratário de vidro, misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve ao micro-ondas, em potência alta, interrompendo para mexer a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem completamente homogêneos – o tempo total depende da potência do aparelho.

2. Acrescente a mica em pó e o óleo essencial. Mexa para mesclar bem. Passe imediatamente para os tubinhos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até que esfriem e endureçam por completo.

3. Aplique nos lábios quantas vezes quiser.

4. Mantenha em temperatura ambiente por até 6 meses. Atenção: Tem alergia a oleaginosas? Consulte o médico antes de usar manteiga de karité.

Dica: Se quiser, pode aumentar a quantidade de mica rosa ou vermelha até, no máximo, 1 colher (sopa) para obter uma cor mais intensa. 

Veja Também