Fernanda Gentil apresenta o seu monólogo ‘Sem Cerimônia’, em Goiânia

Na peça 'Sem Cerimônia', Fernanda fala sobre a vida profissional e pessoal, indo de episódios importantes a situações engraçadas, e também a momentos tensos

Postado em: 03-08-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fernanda Gentil apresenta o seu monólogo ‘Sem Cerimônia’, em Goiânia
Na peça 'Sem Cerimônia', Fernanda fala sobre a vida profissional e pessoal, indo de episódios importantes a situações engraçadas, e também a momentos tensos

Sabrina Moura

Literalmente Sem Cerimônia nenhuma a jornalista, apresentadora e agora comediante, Fernanda Gentil, sobe ao palco do Teatro PUC no Campus V), neste sábado (3) e domingo (4), mostrando um ‘lado’ que não se vê só pela TV. 

Na peça Sem Cerimônia, Fernanda fala sobre a vida profissional e pessoal, indo de episódios importantes a situações engraçadas, e também a momentos tensos. Segundo ela o espetáculo surgiu após o incentivo do produtor da peça, seu amigo Leo Fuchs, em levar o texto que é de Fernanda para os palcos. “Eu sempre quis fazer alguma coisa com esse nome. Originalmente era pra ser um programa de TV, mas acabou batizando a peça. Ela tem esse nome porque todo o texto é, literalmente, sem cerimônia nenhuma. Não poupo nada pra falar das minhas dores e delícias durante os 80 minutos que fico no palco”, conta a apresentadora. “Acho que um dos objetivos da peça é contar um pouco do que o povo não vê quando só me assiste na TV, mas principalmente passar as mensagens que eu sempre achei importante passar. A gente fala muito de respeito, igualdade, de humanidade, tem muita dinâmica, o público participa bastante”, completa.

Continua após a publicidade

O objetivo de Fernanda com a peça é lembrar que temos, todos, muitas coisas boas dentro da gente: “Às vezes com a correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de como podemos ser bons, e principalmente de tudo o que já vivemos para estarmos aqui hoje. Sei que muita gente vai pra peça esperando só dar umas gargalhadas, mas é lindo de ver as lágrimas nos olhos quando falamos de família, perdas e sonhos de cada um”.

Apesar de ser espontânea e engraçada também em suas redes sociais, a apresentadora revela que não tem a pretensão de ser comediante. “Tenho, no máximo, um jeito otimista de ver as coisas, digamos assim! (risos). Eu prezo muito pela espontaneidade. Gosto de fazer televisão, rádio e teatro da mesma maneira que eu gosto de ver TV, teatro e ouvir rádio; com naturalidade. Me chama atenção o comunicador que parece gente como a gente. Aquele que eu vejo e já penso ‘deve ser gente boa’. A minha maior missão como comunicadora é zerar a distância e a diferença entre mim e quem me ouve. Porque essa é a mais pura verdade: essa diferença não existe”, afirma Fernanda.

Ao ser questionada sobre a experiência de se apresentar nos teatros ela revela que “rodar o país fazendo esse olho no olho com o público é maravilhoso. Essa é a experiência nova que o teatro trouxe para mim, porque normalmente eu falo olhando para uma câmera. Saber exatamente como é essa pessoa para quem eu estou falando é muito incrível, me dá uma adrenalina muito diferente de todas que eu já senti. A reação é imediata, você sabe na hora se agradou ou não, se o povo comprou ou não, se estão escutando ou não o que você está falando. Isso é o que tem me movido muito no teatro”, conta.

Segundoa apresentadora, o teatro é a menor distância que ela já viveu entre si e o público, e,para elaé uma adrenalina muito diferente, um desejo muito grande de fazer acontecer. “Eles – o público – cantam, respondem, contam um pouco da história deles por meio de perguntas e respostas, preenchem um papelzinho no início, e não posso falar muito mais pra não dar ‘spoiler’! (risos). Mas o objetivo é participar sem cerimônia!”, confessa Fernanda. “Já fui para Goiânia algumas vezes, e todas a trabalho! Sempre fui muito bem recebida e me diverti muito! Acho uma cidade alegre, animada, musical, descontraída… espero que todos levem esse espírito para o Sem Cerimônia, vai fazer muito bem à peça!”, finaliza.

Por Fernanda Gentil

É pra rir, refletir e se emocionar. Pra refletir e participar. Cantar, refletir, e acreditar. Pra relaxar, se divertir, e…. já falei refletir? Uma peça para encontrar o que estamos procurando ultimamente: esperança. Tudo isso da maneira que também estamos procurando ultimamente: com verdade. Olho no olho. Em português claro. As minhas vidas – também não tive cerimônia pra fazer o release em primeira pessoa, desculpem qualquer coisa – pessoal e profissional servem como pano de fundo: 32 anos de vida, 12 de carreira, 3748302 Fake News, 3 True News, 5 – será que tudo isso? –haters e quase 7 milhões de lovers são assunto, claro.

Mas em primeiro plano estão as mensagens que eu sempre quis passar. Aliás, até hoje, sempre que pude, eu as passei; em redes sociais, palestras, bate-papos ou mesas de bar. Agora chegou a vez de ir pro palco. Em pouco mais de uma hora quero te fazer pensar sobre, pelo menos, algum segundo do que eu vou contar.

Que você entre no teatro de um jeito, e saia dele, no mínimo, um pouquinho melhor. Mais positivo, feliz, e esperançoso. E uma coisa é certa: pra isso, vou tentar de tudo! Desde abrir a minha história – e com ela, as dores e delícias que vivi e senti – até te chamar pra cantar, responder perguntas, e me contar sobre você…. lembra?

Quero encontrar o que estamos procurando ultimamente. E acho que estamos procurando também um ao outro ultimamente, né? A boa notícia é: vamos nos reencontrar. E o melhor: Sem Cerimônia. Te espero!

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

SERVIÇO

‘Sem Cerimônia’ com Fernanda Gentil 

Quando: sábado (3) e domingo (4)

Onde: Teatro PUC Campus V (Avenida Fued José Sebba, Jardim Goiás – Goiânia)

Horários: Sábado às 19h(esgotada) e domingo às 17h e às 21h (Sessão Extra)

Entrada: originalingresso.com

 

Veja Também