Você conhece Cocalzinho?

Cocalzinho de Goiás possui cachoeiras, montanhas, serras, grutas e para os amantes de vinho uma vinícola. Foto: Lago da Pedreira

Postado em: 09-09-2019 às 09h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Você conhece Cocalzinho?
Cocalzinho de Goiás possui cachoeiras, montanhas, serras, grutas e para os amantes de vinho uma vinícola. Foto: Lago da Pedreira

Sabrina Moura

A cidade localizada a 130 km de Goiânia e a 104 km de Brasília é uma das maravilhas escondidas no Estado de Goiás. Bem às margens do rio Corumbá, o município de Cocalzinho de Goiás possui muitas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, serras, grutas e para os amantes de vinho uma vinícola.

O município é cortado por vários rios: Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde. Ele abriga ainda uma parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que é a maior serra das Bacias Amazônica e do Rio Paraná com isso, dentre os atrativos oferecidos pelo local estão as cachoeiras:dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, do Pedro Belo e Sete Grota.

Continua após a publicidade

Cachoeiras

‘Cachoeira dos Pireneus’ é uma queda d’água com um poço perfeito para banho. Ela está localizada dentro das dependências de um hotel fazenda e para ter acesso o visitante deve pagar a taxa do day-use da propriedade.

O turista também pode aproveitar para realizar outras atividades. Com um restaurante,a especialidade do local é comida típica de fazenda. Na prática, o turista vai experimentar: galinha caipira, saladas e massas.

A ‘Cachoeira do Girassol’ é um complexo turístico localizado no distrito de Girassol. Além da queda d’agua, ela abriga piscinas naturais, trilhas ecológicas e oferece atividades como tirolesa, aluguel de bicicleta e passeios a cavalo.

O espaço conta com restaurante, banheiros, churrasqueiras, área para camping, hospedagem e tirolesa. Tudo isso cercado por nascentes, córregos, mata nativa e outras maravilhas da natureza. O local também tem projetos de reflorestamento e de plantio de uvas para comercialização das frutas e produção de vinho.

Caverna

A Caverna do Eco, é outro atrativo famoso da cidadecom o maior lago subterrâneo da América Latina, possui águas cristalinas e de tonalidade azul, o Lago dos Ecos tem cerca de 300 metros de comprimento e 50 metros de largura, a profundidade varia de 10 a 15 metros. A gruta chega a atingir 1.600 metros de extensão, e, é considerada a maior caverna do mundo formada por micaxisto. A parte interna conta com seis divisões cada uma com um nome memorável: Salão da Entrada, Salão das Nuvens, as Galerias do Lago, Mirim e Açu, além dos Salões do Morcego e do Piano. O município oferece ainda atividades como a tirolesa ‘Voo dos Pireneus’, trekkings e trilhas de bike.

Hospedagem

As opções de hospedagem variam dentre hotel fazenda, pousadas, estalagens, campings e suítes. Algumas instalações contam com piscina de água corrente, pomar, horta, muro de escalada, acesso às cachoeiras, tirolesa e passeios off-road. As áreas acampáveis em maioria são gramadas sob a sombra das árvores do cerrado, junto de churrasqueiras cobertas, com apoio de banheiros e vestiários.

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O HOJE sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também