Pesquisa mostra que jovens sem namorado são mais felizes

Publicado no The Journal of School Health, estudo revela que adolescentes fora de relacionamentos românticos são menos propensos à depressão. Foto: Pixabay

Postado em: 14-09-2019 às 16h30
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa mostra que jovens sem namorado são mais felizes
Publicado no The Journal of School Health, estudo revela que adolescentes fora de relacionamentos românticos são menos propensos à depressão. Foto: Pixabay

Da Redação

O namoro na fase escolar é um eterno cabo de guerra entre adolescentes e pais. Enquanto os jovens defendem que não há problema, alguns adultos torcem o nariz para a ideia. Uma pesquisa da Universidade da Geórgia, publicada no The Journal of School Health, deu argumentos a mais contra o romance juvenil. Segundo os estudiosos, adolescentes que não namoram são menos propensos a sentir desesperança e depressão. Eles também teriam melhores habilidades sociais e de liderança.

O estudo foi feito com cerca de 600 estudantes de 11 a 19 anos. A maioria teve algum tipo de experiência romântica entre os 15 e 17 anos de idade, o que indicaria que o namoro durante essa fase da vida seria algo “normativo”, segundo os pesquisadores. O foco da pesquisa, publicada no The Journal of School Health, foi descobrir quais eram as implicações para os adolescentes que optaram por não namorar.

Continua após a publicidade

Os participantes do estudo responderam questionários anuais, com perguntas sobre se haviam namorado, como estava o relacionamento com a família e os amigos e se estariam experimentando sintomas depressivos. A definição de “namoro” para os pesquisadores seria estar com a mesma pessoa por mais de um mês. Os professores também foram convidados a preencher questionários sobre aspectos como liderança e habilidades sociais dos jovens ao longo do tempo.

Os alunos que não estavam em um relacionamento foram melhor classificados em habilidades sociais e de liderança pelos docentes. Adolescentes que namoravam relataram sentimentos de tristeza e desesperança com maior frequência que os colegas solteiros.

De acordo com os autores da pesquisa, o estudo desmistifica a ideia de que quem não tem namorado(a) é “desajustado social”. O trabalho também ressalta a importância de intervenções de promoção da saúde em escolas com a mensagem de que adiar um pouco os relacionamentos românticos pode ser uma opção para o desenvolvimento saudável e normal.

* Com informações do Jornal Metrópoles

   

Veja Também