Morre o escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos, no Rio de Janeiro

Autor foi acometido por um infarto quando almoçava no próprio apartamento. Livros dele se tornou grandes obras da TV – Foto: Reprodução.

Postado em: 15-04-2020 às 15h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre o escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos, no Rio de Janeiro
Autor foi acometido por um infarto quando almoçava no próprio apartamento. Livros dele se tornou grandes obras da TV – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Morreu, na tarde desta quarta-feira (15), Rubem Fonseca, aos 94 anos, um dos mais importantes escritores da literatura nacional. Ele completaria 95 anos daqui um mês. 

O escritor foi acometido de um infarto quando almoçava no próprio apartamento no Leblon. Foi levado ao hospital, porém não resistiu. 

Continua após a publicidade

Rubem Fonseca se tornou um dos grandes nomes da literatura nacional, com destaques para contos. Dentre os clássicos dele estão: ‘Feliz Ano Novo’ (1976), ‘A Cólera do Cão’ (1963) e ‘O Cobrador’ (1963). E, a obra mais atual de Rubem Fonseca foi ‘Carne Crua’ (2018).

José Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1925. Gradou-se em Direito e chegou a atuar na polícia antes da dedicação completa à literatura. Foi ganhador de seis prêmios Jabuti e um Prêmio Camões (pelo conjunto da obra).

Na TV

O livro mais famoso de Rubem Fonseca é ‘Agosto’ (1990), que expirou a minissérie de mesmo nome veiculada pela TV Globo, em 1996. A obra mistura ficção e história, retratando as conspirações que resultaram no suicídio de Getúlio Vargas.

 

Veja Também