Empregada doméstica de Jeff Bezos, denúncia bilionário após ter infecção por não poder usar o banheiro; entenda

A mulher trabalhou cerca de um ano e meio na casa do bilionário onde liderava uma equipe de domésticas

Postado em: 07-11-2022 às 08h46
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Empregada doméstica de Jeff Bezos, denúncia bilionário após ter infecção por não poder usar o banheiro; entenda
A mulher trabalhou cerca de um ano e meio na casa do bilionário onde liderava uma equipe de domésticas | Foto: Reprodução/ Imagens Getty

Uma das mulheres que trabalhavam na mansão de Jeff Bezos, está processando o bilionário, ao confirmar que adquiriu infecção de urina diversas vezes, devido ao patrão não disponibilizar banheiro razoavelmente acessível para as funcionárias. Segundo ao site “Jezebel”, que teria tido ao acesso aos documentos do processo, Mercedes Wedaa acusa o fundador da Amazon de submetê-la a condições inseguras e insalubres de trabalho.

A mulher trabalhou por cerca de um ano e meio na casa do bilionário como governanta, ou seja, liderava uma equipe de domésticas. O processo trabalhista tem como alvos o próprio Jeff Bezos, além de duas empresas terceirizadas que administram suas propriedades.

Tanto Mercedes quanto outras funcionárias precisavam pular uma janela, atravessar uma casa de máquinas subterrânea e descer uma escada para acessar o único banheiro disponível, que era dividido com funcionários homens da equipe de manutenção.

Continua após a publicidade

Após reclamarem da falta de um banheiro apropriado, as funcionárias receberam orientação para usar o banheiro da equipe de segurança, que ficava dentro da sala de monitoramento. Porém, os próprios guardas negaram o acesso, alegando que isso quebraria os protocolos de segurança.

Como consequência da falta de acesso a banheiro, não apenas Mercedes mas várias funcionárias “frequentemente desenvolviam infecção do trato urinário”, diz o documento. Segundo informações contidas no documento, a ex-funcionária afirma ainda que fazia jornadas de 14 horas, muitas vezes sem pausas para refeição, e que sofria discriminação racial por ser latina.

Sobre isso, o bilionário teria respondido que “jamais poderia ser racista”, já que sua namorada, Lauren Sanchez, é descendente de mexicanos.

Não é a primeira vez que Bezos é acusado de colocar seus trabalhadores em condições sub-humanas. No ano passado, um escândalo trabalhista na Amazon trouxe à tona uma série de maus-tratos que os funcionários sofriam. Uma prática comum na empresa era urinar em garrafas para conseguir cumprir os prazos de entrega.

Ficou chocado/a? Veja também: Mamma Bruschetta critica atuação de Jade Picon: “público não engole”

Veja Também