Os predadores mais fortes e mortais do reino animal

Os predadores estão no topo da cadeia alimentar e são os responsáveis por manter o ecossistema equilibrado.

Postado em: 10-11-2022 às 18h12
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Os predadores mais fortes e mortais do reino animal
Ataque de leão a búfalo | Foto: getty

A biologia explica que “predação” é uma relação ecológica em que apenas uma espécie é beneficiada, em que o predador caça, mata e se alimenta da presa. Os predadores estão no topo da cadeia alimentar e são os responsáveis por manter o ecossistema equilibrado. Como necessitam caçar e matar, os animais predadores possuem algumas características que possibilitam o acesso à presa, como visão ou olfato aguçados, grande velocidade, garras e dentes afiados e, até mesmo, veneno.

Para se protegerem, os animais que fazem parte do grupo das presas possuem aspectos naturais de defesa, como viver em bandos, possuir espinhos, produzir substâncias tóxicas e capacidade de camuflagem.

Alguns exemplos clássicos de relação de predação são leões e zebras e serpentes e ratos. Mas fica aqui que você vai conhecer quais são os maiores e mais ferozes predadores que existem nesse mundo.

Continua após a publicidade

Uma dica de ouro para você: se um dia você se encontrar com algum predador, não se comporte como uma presa, mas como um predador.

Orca

Baleia-assassina (Orcinus orca) abrindo a boca na água azul | Foto: getty

A orca, apesar de ser uma espécie de golfinho, é conhecida como baleia-assassina. Este predador possui os dentes mais afiados entre todos e, com sua habilidade de caçar em grupo, qualquer animal pode se tornar presa. A mandíbula desta espécie é muito forte e, ao fechar a boca, os dentes superiores ocupam os espaços deixados entre os dentes inferiores.

Elas estão no topo da cadeia alimentar, portanto, nenhum animal tem como presa a orca. Com uma mordida poderosa, as orcas podem se alimentar de focas, tubarões e golfinhos, os quais dificilmente se livram dos seus ataques.

Elas podem pesar até 6 toneladas e medir até 9 metros de comprimento.

Tubarão branco

O grande tubarão branco, Port Lincoln Sul da Austrália | Foto: getty

Os grandes tubarões brancos podem viver em quase todos os oceanos do mundo. Eles perseguem sua presa em alta velocidade e, na hora certa, lançam um ataque rápido e certeiro. Seus dentes são afiados, possuindo a capacidade de triturar as presas.

Sua alimentação é composta de peixes, focas, golfinhos, lulas, tartarugas e pássaros marinhos. Além disso, é o predador com maior número de acidentes com humanos.

Este gigante pode pesar até 3 toneladas, medir mais de 7 metros e viver até 27 anos.

Crocodilo-de-água-salgada

Caminhada do crocodilo perto do rio na Tailândia | Foto: getty

Entre os répteis, o crocodilo-de-água-salgada é o maior, colocando-o, desta forma, entre os maiores predadores do mundo. Este animal possui mordida mortal e também tem a capacidade de engolir suas presas inteiras.

É um animal exclusivamente carnívoro. Na fase adulta pode se alimentar de tartarugas, búfalos, macacos e outros animais que estiverem ao alcance.

Ele pode ter até 5 metros de comprimento e pesar até 1300 kg.

Leão

Leão africano | Foto: getty

O leão, conhecido como rei da selva, é um felino de grande porte. São encontrados em savanas, áreas abertas e ambientes arbóreos em regiões da África e Ásia. Eles são excelentes caçadores e se alimentam de animais de porte médio e grande, como zebras, veados, búfalos, javalis e hienas.

Grande parte do sucesso nas caças se deve ao trabalho em equipe da alcateia. Velozes, o leão pode atingir 50 km/h ao correr atrás de sua presa.

O leão macho pode alcançar 1,2 m de altura até o ombro e pesar 190 kg. Pela juba e maior quantidade de pelos, eles se diferenciam das fêmeas.

Você sabia que um leão pode consumir até 35 kg de carne por dia?

Crocodilo-do-Nilo

Crocodilo-do-Nilo no Parque Nacional Lago Chamo, Sul da Etiópia | Foto: getty

Comuns no sul, leste de centro da África, o crocodilo-do-nilo é o segundo maior réptil. Com seus 60 dentes afiados, sua mandíbula pode agarrar suas presas por um longo período. Normalmente, observa a vítima silenciosamente e fica escondido até a hora do ataque. Eles também costumam manter a presa submersa até que ela se afogue para, então, comê-la.

Urso Marrom

Urso pardo na água rosnando | Foto: getty

Conhecido também como urso pardo, o urso marrom é comum na América do Norte, Europa e Ásia. Este animal é um dos maiores predadores terrestres do mundo, possuindo garras muito afiadas. Eles são capazes de andar sobre duas patas, nadar e escalar.

Os machos podem alcançar 115 kg e as fêmeas, 90 kg. Sua dieta consiste em frutas, mel, insetos, caranguejos, salmão, pássaros e seus ovos, roedores, esquilos, alces, veados e javalis.

Urso Polar

Urso polar (Ursus maritimus) | Foto: getty

Vivendo nas terras congeladas do Ártico, os ursos polares são os maiores carnívoros da Terra. Eles têm pelos brancos, o que lhes permite caçar em ambiente de neve e gelo. Suas vítimas são focas, peixes e salmão. Eles podem alcançar até 6 km/h enquanto nadam atrás da presa, o que indica muita habilidade para caças.

Esse animal pode atingir os 2 m de altura e pesar mais de 600 kg. Estes carnívoros agressivos possuem 42 dentes afiados. Boa parte do seu tempo é dedicado à caça, fato que pode ser justificado pela capacidade de hibernação durante o verão.

Lobo cinzento

Lobo cinzento na floresta | Foto: getty

O lobo cinzento corre em matilha na Europa, Ásia e na América do Norte. Um ataque típico desta espécia é arquitetar uma forma de colocar a vítima pra fugir. Depois disso, o macho alfa assume a liderança da perseguição, podendo alcançar até 70 km/h. No momento em que a vítima é alcançada, os lobos partem para a matança. No cardápio destes animais, encontram-se alces, javalis, cervos e veados. Além da velocidade, outras características tornam os lobos excelentes caçadores, como dentes afiados, audição aguçada e visão noturna.

Esses animais podem atingir até 85 cm de altura até o ombro e pesar até 80 kg.

Águia-de-cabeça-branca

Águia-de-cabeça-branca ( Haliaeetus leucocephalus washingtoniensis ) in flight. Neve no Alasca | Foto: getty

A águia-de-cabeça-branca é encontrada na América do Norte e habita ambientes costeiros e próximos a rios e lagos. É uma ave carnívora com grande capacidade de visão. A maior parte de sua dieta é composta por peixes, roedores e até mesmo carcaças. Suas presas são capturadas pelas suas fortes garras.

Esse animal pode ter até 1,2 m de largura de asas e pesar 6 kg.

Hiena

Hiena mostrando os dentes, Masai Mara no Quênia | Foto: getty

Famosas por emitirem sons que parecem risadas, as hienas são caçadoras eficientes, agressivas e oportunistas – um dos únicos caçadores aptos a serem comparados aos leões e a enfrentarem o rei da selva. Estes animais comem de tudo, desde ossos até excrementos. Seus dentes têm a capacidade de moer ossos e carne.

Leia também:

Veja Também