Maior santuário de bonecas assombradas; conheça a Ilha das Bonecas

A Ilha das Bonecas foi reconhecida pelo Guinness World Records por abrigar a maior coleção de bonecas assombradas do mundo

Postado em: 24-11-2022 às 18h23
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Maior santuário de bonecas assombradas; conheça a Ilha das Bonecas
A Ilha das Bonecas foi reconhecida pelo Guinness World Records por abrigar a maior coleção de bonecas assombradas do mundo | Foto: Getty

Um homem com uma obsessão excêntrica, chamado Don Julian, é o responsável pela maior coleção de bonecas assombradas do mundo. A Ilha das Bonecas fica em um complexo de ilhotas, conhecido como Xochimilco, patrimônio mundial da Unesco.

Tudo começo quando, na década de 1950, Don Julian Santana Barrera se mudou para a ilha. De acordo com as histórias, o homem era assombrada por uma menina que havia morrido afogada. Decidiu, então, construir um santuário de bonecas para agradá-la.

A coleção acabou se tornando uma obsessão. Passava horas do seu dia vasculhando lixões e outros canais em busca de bonecas descartadas para decorar a ilha. Elas eram velhas, sujas, remendadas e com partes do corpo faltando, características que proporcionam o cenário bizarro.

Continua após a publicidade

Ilha das Bonecas, Cidade do México | Foto: Getty

O local foi reconhecido pelo Guinness World Records por abrigar a maior coleção de bonecas assombradas do mundo. Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, afirma que não existe comprovação de que espíritos habitam o corpo de plástico da boneca. Mas, como elas são conhecidas por serem assombradas, é a maior coleção já vista.

Ilha das Bonecas, Cidade do México | Foto: Getty

A lenda continua

Don Julian faleceu em 2001 e, as histórias sobre a causa de sua morte acumulam várias versões que se espalham entre os moradores da região. Alguns dizem que ele morreu afogado, como a menina que o assombrava, outros dizem que foi de ataque cardíaco e há teorias de que a menina foi a responsável pelo óbito.

A Ilha se tornou atração turística e recebe diversos curiosos todo ano. Os moradores dizem que as bonecas ganham vida durante a noite, sussurram e se movem sozinhas. Ao chegar na ilha, o recomendado é que os visitantes levem presentes às bonecas, evitando, assim, a ira dos espíritos e o destino cruel de Don Julian.

Leia também:

Veja Também