Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasileiro entra para o Guinness com recorde de olhos mais esbugalhados do mundo

Brasileiro desbanca norte-americana e se torna detentor do recorde de olhos mais esbugalhados do mundo. Ele consegue projetar o globo ocular 18,2 mm para frente.

Postado em: 11-01-2023 às 17h51
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiro entra para o Guinness com recorde de olhos mais esbugalhados do mundo
Brasileiro desbanca norte-americana e se torna detentor do recorde de olhos mais esbugalhados do mundo. Ele consegue projetar o globo ocular 18,2 mm para frente | Foto: Guinness World Records/Reprodução

Sidney Carvalho, conhecido como Tio Chico Brasil, ultrapassa a norte-americana Kim Goodman e se torna o novo detentor do recorde de olhos mais esbugalhados do mundo, conquistando um espaço no “Guinness World Records“.

O brasileiro entrou para edição de 2023 do livro pela capacidade fora do comum de conseguir projetar os globos oculares 18,2 milímetros para fora da órbita ocular. A recordista anterior consegue projetar o globo ocular 12 milímetros para fora.

Foto: Guinness World Record/Reprodução

Em entrevista ao Guinness, Tio Chico contou que descobriu este talento aos 9 anos de idade, quando ficava fazendo caretas no espelhos e percebeu que conseguir esbugalhar os olhos de uma forma que ninguém consegue. Ele consegue ficar com os olhos projetados para fora durante 20 a 30 segundos, revela que não sente dor, mas que percebe o ressecamento do globo ocular.

Continua após a publicidade

Definição clínica

A habilidade de projetar o globo ocular para fora da órbita ocular é chamada de Proptose. Pode ser definida como o resultado de um deslocamento anterior e repentino do bulbo ocular com imediato encarceramento pelas pálpebras. A preocupação da comunidade clínica é a possibilidade dos olhos não retornarem ao estado natural.

Outro nome que se dá a essa condição é exoftalmia, podendo ser causada pelo hipertireoidismo, o que não é o caso do recordista brasileiro.

Leia também:

Veja Também