Conheça a origem macabra de 5 contos de fadas

Histórias possuem uma origem nada infantil

Postado em: 16-01-2023 às 16h43
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a origem macabra de 5 contos de fadas
Conheça a origem macabra de 5 contos de fadas | Foto: iStock

Contos como Chapeuzinho Vermelha, A Bela e a Fera, Branca de Neve e Rapunzel marcaram a infância de várias pessoas. Regadas de mistério, aventuras e romances, os contos de fadas fazem parte da cultura pop e atravessam gerações. Muitos desses contos ficaram famosos graças as adaptações da Walt Disney Animation Studios.

Mas, o que muitos não sabem, são as origens macabras que permeiam diversos contos.

O sucicídio de ‘A Pequena Sereia’

No conto original de Hans Christian Andersen, a jovem sereia, Ariel, se apaixona por um príncipe humano. Para conquistá-lo, a menina faz um acordo com uma bruxa, que lhe dá um par de pernas em troca de sua doce e bela voz.

Continua após a publicidade

Durante meses, Ariel tenta conquistar o coração de seu príncipe amado, que acaba se casando com outra. Inconformada, a Pequena Sereia tenta matá-lo, mas acaba desistindo. Transtornada e sem saber o que fazer, Ariel se joga ao mar e vira uma espuma.

Violência sexual e assassinato em ‘A Bela Adormecida’

A versão mais antiga do conto ‘A Bela Adormecida’, é datada como tendo sido escrita no sécula 17, pelo italiano Giambattista Basile. A personagem espeta o dedo em uma farpa de linho e acaba adormecendo.

Neste momento, um princípe aparece e a estupra, deixando a jovem adormecida e grávida de gêmeos.

Quando os bebês nascem, sem querer acabam sugando a farpa do dedo de sua mãe, retirando-a do sono profundo. Quando a esposa do príncipe descobre o crime crime do marido, ela tenta matar as crianças, mas acaba sendo assassinada pelo marido. No fim, ‘Bela Adormecida’ acaba se casando com seu agressor.

O canibalismo em ‘Chapeuzinho Vermelho’

No conto original do século 17, o Lobo mau cozinha a carne da avó de Chapeuzinho, e coloca seu sangue em uma jarra encontrada na dispensa. Quando a garota chega ao local, o vilão vestido como sua avó a convence de tirar suas roupas.

Para se livrar do lobo, a jovem inventa que precisa ir ao banheiro – embora o lobo tente a convencer de fazer suas necessidades na cama. Nesta momento, Chapeuzinho Vermelho consegue fugir do predador.

Pedofilia e canibalismo em a Branca de Neve

Na história verdadeira, a Rainha Má contrata um caçador para matar a jovem princesa, que no conto tinha apenas 7 anos. A soberana, acreditando que a princesa está morta, come o coração de um animal entregue no lugar do órgão da verdadeira vítima.

Além disso, o príncipe encantado (maior de idade), se casa com Branca de Neve e durante o casamento, a vilã é obrigada a dançar até a morte.

As insólitas noites de Rapunzel

No conto original dos irmão Grimm, datado como sendo escrito no século 19, Rapunzel é mantida refém por uma bruxa, no alto de uma torre.

No entanto, ao se tornar uma adolescente, a jovem passa a receber visitas de seu vizinho, um príncipe. Com o passar do tempo, Rapunzel notará que suas roupas estavam ficando apertadas. Pouco tempo depois a jovem dá a luz a gêmeos.

Veja Também