Ano do coelho: conheça o significado e influência deste ser

Em diferentes culturas, desde a japonesa até os maias e astecas, o coelho é associado à lua

Postado em: 23-01-2023 às 17h27
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Ano do coelho: conheça o significado e influência deste ser
Ano do coelho: conheça o significado e influência deste ser | Foto: iStock

O ano de 2023 pode até já ter começado há algumas semanas, mas para 1,5 bilhão de pessoas ele iniciou no dia 22 de janeiro. Isso porque, nessa data, é comemorado o inicio do Calendário Lunar, que rege o Horóscopo Chinês. E segundo ele, estamos no Ano do Coelho.

Diferente do Calendário Gregoriano, utilizado pela maioria no Ocidente, o Calendário Lunar tem como base as fases da lua e procura a lua nova mais próxima da primavera para iniciar seu novo ano.

Em diversar culturas, o coelho passui diferentes simbologias. Para nós, ele está associado à Páscoa, representando a vida e a fertilidade. Para os cristãos, a vida ( não necessariamente os coelhos), possui uma relação com a ressurreição de Cristo.

Continua após a publicidade

Já em crenças pagãs, associados à Roda do Ano, ele tem tudo a ver com as celebrações de Ostara (deusa da fertilidadade na mitologia anglo-saxã), que está associada à fertilização da primavera (daí vem o nosso Coelho da Páscoa).

Em diferentes culturas, desde a japonesa até os maias e astecas, o coelho é associado à lua. No Japão, esse animalzinho aparece em diversas lendas e também está relacionado ao dom da profecia.

No Ocidente, a pata do coelho ficou conhecida como sinônimo de sorte, como uma herança da cultura africana – embora registros apontem que os britânicos associavam o osso da pata das lebres a propriedades curativas.

Na literatura, um dos representantes mais famosos e queridos é o Coelho Brando de ‘Alice no País das Maravilhas’. Ele é responsável por instigar a curiosidade da jovem menina, levando-a entrar em sua toca, que a trasnporta para o País das Maravilhas.

As telonas também trouxeram um pouco de enigma ao coelho por causa de ‘Donnie Darko’. No filme, Frank é uma pessoa fantasiada de coelho que instiga o caos na vida do sonâmbulo Donnie, incentivando-o a provocar desastres que colocam todos os eventos da trama em ação.

Veja Também