Filmes indicados ao Oscar que foram baseados em fatos

No entanto, os filmes baseados em fatos também se destacaram na premiação

Postado em: 25-01-2023 às 15h24
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Filmes indicados ao Oscar que foram baseados em fatos
Filmes indicados ao Oscar que foram baseados em fatos | Foto: iStock/ karenfoleyphotography

Nesta terça-feira (24), a Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2023. Na lista, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, uma comédia que se passa em universos paralelos, chamou atenção ao receber 11 indicações. No entanto, os filmes baseados em fatos também se destacaram na premiação.

Neste ano, ‘Nada de Novo no Front’, baseado na Primeira Guerra Mundial, ‘Elvis’, ‘Argentina, 1985’ e ‘Blonde’, receberam indicações para a premiação.

Nada de Novo no Front

O filme da Netflix ‘Nada de Novo no Front’, retrada a dura realidade das trincherias e os horrores vividos pelos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Como uma intensa trama e efeitos marcantes, a produção alemã de Edward Berger, conseguiu sua indicação ao Oscar nas categorias: Melhor filme, Melhor roteiro adaptado, Melhor trilha sonora, Melhor filme internacional, Melhor fotografia, Melhor som, Melhor maquiagem e penteados, Melhor design de produção e Melhores efeitos visuais.

Continua após a publicidade

Elvis

O longa ‘Elvis’, que retrata o auge e declínio na carreira do cantor Elvis Presley, que entrou para a história como o Rei do Rock, conseguiu sua indicação a categoria de ‘Melhor Filme’. Além dessa, o filme de Baz Luhrmann foi indicado a: Melhor Ator, Melhor edição, Melhor fotografia, Melhor figurino, Melhor som e Melhor maquiagem e penteados e Melhor design de produção. 

Blonde

O filme que mistura mais ficção do que fato ao retratar a saga da atriz consagrada atriz Marilyn Monroe, conquistou apenas uma indicação. O destaque do filme, que dividiu opiniões e causou polêmica em 2022, foi a atuação da atriz Ana de Armas como Marilyn, que resultou na indicação de Melhor atriz.

Argentina, 1985

O longa, indicado a categoria de ‘Melhor Filme Internacional’, conta a história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985.

Veja Também