Perfurar orelhas de bebês recém-nascidos pode causar problemas de saúde? Entenda

As orelhas das crianças podem ser perfuradas logo após o nascimento, desde que o procedimento não traga riscos para o bebê

Postado em: 06-02-2023 às 11h32
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Perfurar orelhas de bebês recém-nascidos pode causar problemas de saúde? Entenda
As orelhas das crianças podem ser perfuradas logo após o nascimento, desde que o procedimento não traga riscos para o bebê | Foto: Reprodução

Um vídeo no TikTok chamou atenção de muita gente ao mostrar a perfuração da orelha de um bebê, que além de se assustar, chora em seguida. É possível ver que a “pistola”, aparelho utilizado para o procedimento, chega a escorregar da mão da profissional quando ainda está presa na orelha da criança.

Nos comentários do vídeo, algumas pessoas mostram indignação com as cenas e se comovem com a dor da bebê. “Deveria ser crime isso, é uma dor absurda”, disse uma mulher. “Falta de preparo da profissional. Minha bebê furou assim com a enfermeira e teve um preparo antes e foi bem tranquilo. Ela estava dormindo quando ocorreu”, afirmou outra.

Confira:

Continua após a publicidade

Pais podem fazer os furos nas orelhas das crianças logo após o nascimento, desde que o procedimento não traga riscos para o bebê, seja feito por um profissional qualificado e siga protocolos de higiene.

Leia também: Bebês podem ser expostos ao sol?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que o procedimento seja feito 15 dias após o nascimento, de modo que o médico responsável tenha tempo de avaliar e autorizar a perfuração, e que confirme que não existam problemas, como a icterícia, que possam interferir ou causar desconforto à criança.

Também recomenda-se que o procedimento seja feito em crianças com mais de 3 kg e que já tenham passado pelos ajustes iniciais de amamentação. Pomadas anestésicas ajudam a diminuir o desconforto momentâneo, e o uso de materiais com menores chances de provocarem reações alérgicas, como ouro maciço, aço cirúrgico ou aço inoxidável.

Furo humanizado

Atualmente já existem procedimentos mais seguros para a hora de furar a orelha de bebês, como é o caso da técnica de furo humanizado. A técnica é regularizada pela Anvisa e tem como objetivo fazer com que os bebês passem pela experiência em um ambiente acolhedor e confortável.

Para reduzir o desconforto, usa-se uma pomada anestésica – indicada para a idade – e caneta de gelo.

Na hora do furo, o profissional faz a marcação no ponto neutro da orelha, local onde, segundo técnicas de acupuntura, é menos enervado. Assim, as chances do bebê sentir qualquer tipo de dor reduzem muito.

Para acelerar o processo de cicatrização, ainda é feita uma aplicação de laser terapêutico no local do furo.

Veja Também