Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Os gatos tem 7 ou 9 vidas?

No Brasil dizemos que os gatos têm sete vidas por conta de uma herança cultural árabe e turca

Postado em: 17-02-2023 às 17h23
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Os gatos tem 7 ou 9 vidas?
Os gatos tem 7 ou 9 vidas? | Foto: iStock/ Nils Jacobi

Oficialmente os gatos têm apenas uma vida, bem como os demais mamíferos. Mas certamente você já ouviu falar que os bichanos têm sete vidas e, dependendo do material de origem, eles podem ter até nove vidas.

No Brasil dizemos que os gatos têm sete vidas por conta de uma herança cultural árabe e turca. Inclusive, os gatos são animais muito queridos por lá. No Egito eles eram tratados como verdadeiros deuses, no islã Maomé era cercado por eles e na Turquia os gatos são uma espécie de patrimônio social até hoje. São dos provérbios desses povos que vem as sete vidas.

A partir daí, o caminho para o Brasil veio através dos portugueses e espanhóis. Com a ocupação da Península Ibérica pelos mouros, que iniciou no século VIII e que durou 800 anos, as culturas inevitavelmente se misturaram, e provavelmente foi ali que a ideia das sete vidas surgiu para portugueses e espanhóis.

Continua após a publicidade

Já em obras de língua inglesa, como o filme ‘O Gato de Botas’ e o álbum ‘Nine Lives’ do Aerosmith, os gatos costumam ter nove vidas. Não se sabe ao certo a origem da lenda, mas é bem provável que tenha surgido na Idade Média, quando os gatos eram associados às bruxas.

O escritor inglês William Baldwing dizia, no livro ‘Cuidado com o Gato’, publicado em 1584, que “é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato nove vezes”. Antes dele, em 1546, John Heywood reuniu uma coletânea de provérbios, e um delez dizia “a mulher, assim como o gato, tem nove vidas”. É provável que, a partir daí, a ideia de que os gatos têm nove vidas se espalharam por outros países de língua inglesa.

De onde vêm tantas vidas?

A escolha dos números sete e nove têm, possivelmente, influências místicas, vindas da cabala para o sete, e da associações à abundância para o nove. Mas o que torna os felinos tão especiais? Provavelmente a lenda diz respeito à imunidade e à agilidade desses animais, que conseguem escapar de situações impensáveis.

É importante ressaltar: os gatos têm apenas um vida, portanto, merecem muito cuitado e atenção. Caso tenha a sorte de ser guardião de algum bichano, sempre fique atento para que ele não tenha livre acesso à rua, já que isso os expõe a diversas ameaças que diminuem as expectativas de vida desses animaizinhos.

Também fique sempre atento à saúde e bem-estar do seu felino, para que ele desfrute com muita felicidade de sua jornada.

Veja Também