Fim das profissões? Vídeo mostra robô fazendo café e montando decoração sozinho

Um braço robô foi filmado montando sozinho um café especial e viralizou no Twitter neste domingo (26/2)

Postado em: 26-02-2023 às 18h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim das profissões? Vídeo mostra robô fazendo café e montando decoração sozinho
Um braço robô foi filmado montando sozinho um café especial e viralizou no Twitter neste domingo (26/2) | Imagens: Reproduçã/Twitter

Um vídeo no qual um braço robô aparece montando sozinho um café especial viralizou no Twitter neste domingo (26/2) e reacendeu o debate sobre o futuro das profissões. Nas cenas é possível ver a máquina executar com perfeição os movimentos comumente feitos pelos baristas para deixar o café com uma decoração elegante.

Como era de se esperar, as cenas geraram repercussão nos comentários, com algumas pessoas assustadas pelo nível avançado da tecnologia e outras com medo de serem “substituídas” pelas máquinas. Confira:

“Já não tem mais emprego pra ninguém, imagine daqui 100 anos”, disse um em tom de bem humorado. “O custo pra montar um desses [robôs] hoje é absurdo, além disso, pra substituir um barista, precisamos criar pelo menos mais 10 profissões junto com o robô, desde a manutenção, compra de peças, limpeza especializada do equipamento, recarga de mantimentos”, comentou aliviado outro.

Fim das profissões?

Apesar do tom bem humorado, existem de fato profissões que podem deixar de existir nos últimos anos. e a estimativa é que elas não irão mais existir até 2030. Isso porque passarão a ser automatizadas e, assim, as interações humanas serão substituídas pela tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Confira algumas:

Caixa

A profissão de caixa requer bastante interação humana, mas não exige grandes habilidades para a resolução de problemas ou análise crítica. Com isso, esse é um dos trabalhos que podem ser substituídos pela Inteligência Artificial.

 Cozinheiro de fast food

A cada dia que se passa, as redes de fast food têm priorizado operar com custos menores. Desse modo, espera-se que a automação também tome conta da profissão de cozinheiro de fast food. Isso porque, a tecnologia pode acelerar os processos e reduzir os custos operacionais.

Quem trabalha como taxista, precisa ter capacidade de dirigir, reflexos rápidos e atenção a tudo que está ao seu redor. No entanto, empregos como esse poderão ser extintos no futuro, pois os carros autônomos assumirão esse papel.

Operador de impressora

Já não é segredo para ninguém que a fase do jornal impresso está cada vez mais perto do fim. Afinal de contas, grande parte das pessoas têm utilizado as fontes online para se manterem informadas. Logo, a profissão de operador de impressora também pode ser extinta.

Caminhoneiro

Assim como os taxistas, os caminhoneiros também precisam de atenção plena e capacidade para dirigir. Mas, também poderão ser substituídos pelos automóveis autônomos no futuro.

Agente de viagem

Trabalhos que envolvem negociação e interação humana, mas que não requerem habilidades para resolver problemas ou análise crítica  – como é o caso do agente de viagem – são os mais suscetíveis a serem extintos. Isso porque, a tecnologia poderá fornecer um acesso mais rápido para os usuários.

Lenhador é uma das profissões que serão extintas no futuro

Por fim, sabemos que os papéis estão, cada vez mais, se tornando digitais. Com isso, vai chegar um momento em que a profissão de lenhador se tornará extinta. Além do mais, a previsão é que, no futuro, os recursos ecológicos sejam mais valorizados.

Veja Também