Treinos de 1 minuto melhoram o condicionamento físico e saúde

Uma estratégia que ficou mais popular no ano passado pode ser a solução: os "exercise snacks".

Postado em: 02-03-2023 às 16h28
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Treinos de 1 minuto melhoram o condicionamento físico e saúde
Treinos de 1 minuto melhoram o condicionamento físico e saúde | Foto: iStock/ Drazen Zigic

Segundo estudo encomendado pela Fitness Brasil, a falta de tempo é a principal razão para os brasileiros não se exercitarem regularmente. Cerca de 46% dos homens e 36% das mulheres não treinam devido a falta de espaço para encaixar os treinos na agenda.

Uma estratégia que ficou mais popular no ano passado pode ser a solução: os “exercise snacks”.

Snaks são os lanchinos rápidos que fazemos ao longo do dia. O conceito do treino é um pouco parecido. A realização de exercícios intensos por um curto período, ajudam a combater o sedentarismo e a ter mais saúde.

Continua após a publicidade

Incorporar atividades intensas e curtas, às vezes de 1 minutinho, podem melhorar o condicionamento físico, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e aumentar a qualidade de vida.

Subir escadas três vezes ao dia

Em um estudo realizado pela Universidadde McMaster, no Canadá, um grupo de jovens que subiram três lances de escada rapidadmente, três vezes por dia, apresentaram um nível maior de força e condicionamento físico do que os colegas sedentários.

Na pesquisa, os participantes descansaram de uma a quatro horas entre cada subida de escada. Ou seja, é possível obter os resuldados após subir as escadas ao chegar ao trablho, voltar do almoço e em uma pausa no fim da tarde.

Agahcamentos por 1 minuto

Durante 28 dias, idosos realizaram agachamentos por 1 minuto, duas vezes ao dia. O grupo teve uma melhora de 5% a 6% na força das pernas, como apresentado na pesquisa da Universidade Bath, na Inglaterra. Os participantes também tiveram um aumento de 30% na relização de agachamentos que conseguiam fazer durante um minuto.

20 segundos pedalando melhoram o folêgo

A Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, publicou um estudo em que jovens pedalaram no ritmo mais forte que conseguiam, durante 20 segundos, três vezes ao dia – com um descanso de uma a quatro horas entra cada sprint na bike.

Após 6 semanas, os participantes tiveram uma melhora de 4% no VO2 máximo (volume de oxigênio que o corpo absorve a cada respiração, indicador importante de aptidão física) e uma melhora de 9% em um teste na bike.

Para efeito de comparação, jovens que fizeram um treino na bike de 10 minutos, com três séries de sprint de 20 segundos dentro dessa atividade, tiveram uma melhora de 13% no VO2 máximo e de 13% no teste na bike —um pouco melhor, e também um exercício bem curto.

10 minutos de caminhada

Segundo revisão de estudos da Universidade Ulster, no Reino Unido, pessoas que caminharam por 10 minutos três vezes ao dia tiveram os mesmos benefícios para o condicionamento físico, a redução de risco de doenças cardíacas e a melhora da saúde mental que os indivíduos que andaram por 30 minutos direto.

Além disso, quem fez as três sessões mais curtas apresentou melhores resultados no nível de colesterol no organismo e na composição corporal (redução de gordura e aumento de músculos).

Veja Também