Brasileiros trocam arroz e feijão por salgados

No ano passado, o salgado pronto foi o segundo alimento mais consumido fora de casa, ficando atrás apenas dos snacks doces

Postado em: 09-03-2023 às 15h26
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros trocam arroz e feijão por salgados
Brasileiros trocam arroz e feijão por salgados | Fotos: iStock/ ribeirorocha

Analisando o comportamento de mais de 48 milhões de pessoas, em 7 regiões metropolitanas do país, uma pesquisa concluiu que, após a pandemia, os brasileiros trocaram o famoso pf (prato feito) pelo salgado frito.

No ano passado, o salgado pronto foi o segundo alimento mais consumido fora de casa, ficando atrás apenas dos snacks doces.

Resultados da pesquisa

Em 2022, nas regiões indicadas, os brasileiros consumiram 170 milhões a mais de salgados prontos, como quibes, coxinhas e pães de queijo, se comparado com 2019.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, no mesmo período, o consumo das tradicionais refeições – arroz, feijão e carne – diminuiu em 247 milhões de unidades.

Motivo para isso ter acontecido

Ainda que a correria da vida tenha influenciado para esse padrão de consumo, o principal motivo para isso foi a inflação. Enquanto o valor da refeição teve uma alta de 21% entre 2019 e 2022, o valor do salgado aumentou 10%.

Inclusive, por esse motivo, a troca do prato feito pela coxinha foi puxada pelas classes que possuem a menor renda — C, D e E —, que sentiram no bolso o aumento dos preços dos ingredientes básicos para uma refeição.

Essa mudança de comportamento também transformou o mercado de alimentação fora de casa. Servindo como alternativa de renda para trabalhadores informais, a venda de ambulantes cresceu 45% pós pandemia.

Veja Também