Karen Bachini anuncia ser uma pessoa intersexo, entenda

A youtuber Karen Bachini revelou que realizou exames médicos na suspeita de ser intersexo, e fala um pouco sobre sua condição hormonal

Postado em: 22-03-2023 às 15h42
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Karen Bachini anuncia ser uma pessoa intersexo, entenda
A youtuber Karen Bachini revelou que realizou exames médicos na suspeita de ser intersexo, e fala um pouco sobre sua condição hormonal | Foto: Reprodução/Instagram

Nessa terça-feira (21), a youtuber brasileira Karen Bachini se pronuncia no canal e fala sobre sua experiência como pessoa intersexo, iniciando um debate nas redes.

Karen revelou que realizou exames médicos na suspeita de ser intersexo, após inscritos a alertarem dessa possibilidade em um vídeo de março de 2022, onde fala um pouco sobre sua falta de hormônio. Foi assim que a influencer se entendeu como um indivíduo pseudo-hermafrodita feminina, que possui genitália e órgãos internos femininos, embora não produza hormônios.

A youtuber conta que quando foi ao consultório, possuía um ovário pequeno e não tinha glândula mamária, um corpo atípico como a mesma se refere. Os médicos entretanto, não sabiam do que se tratava o caso de Karen, que passou por diversos profissionais para análise. Em certo momento, o diagnóstico de menopausa precoce foi imposto. Em seguida, Bachini começou a harmonização feminina pelo anticoncepcional, alheia à sua condição.

Continua após a publicidade

“Talvez se eu tivesse acesso a essas informações que eu tenho hoje, naquela época, eu teria escolhido não me hormonizar. […] Se eu não tomar hormônio o que vai acontecer comigo? Eu sempre tive todas essas dúvidas. […] Se eu tomar hormônio masculino o que vai acontecer?”, disse.

Quando parou de tomar os hormônios femininos por um tempo, sofreu várias mudanças corporais como a diminuição dos seios, e ao voltar com a hormonização, suas características femininas voltaram. No vídeo, ela também cita que a invisibilidade da condição dificulta o processo do indivíduo se entender e aceitar, visto que nem os médicos sabiam dizer o que estava acontecendo no corpo de Karen, por falta de pesquisa.

Segue o vídeo na íntegra, onde Karen Bachini continua a relatar suas inseguranças e vivências antes e após se entender intersexo.

Intersexo, o que é?

As pessoas intersexuais nascem com as características físicas, genéticas e hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de feminino e masculino. Os intersexuais podem nascer sem órgãos sexuais e reprodutivos, ou com ambos. Em alguns casos, a condição é perceptível desde o nascimento, em outros casos, as características são aparentes até a puberdade.

Não há apenas uma forma específica de ser intersexo, existem diversas variações que podem ou não ser aparentes. Tal como as pessoas não-intersexo, a identidade e expressão de gênero varia mediante a pessoa.

Existe uma confusão entre os conceitos de intersexo, transgênero e hermafrodita, mas todas se diferenciam. Entenda:

  • Intersexo: Pessoas que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino.
  • Hermafrodita: Indivíduo que produz ambos gametas femininos e masculinos funcionais durante sua vida. Usar hermafrodita para se referir a indivíduos intersexo é considerado estigmatizante e enganoso.
  • Transgênero: Pessoas cuja identidade de gênero difere do típico do seu sexo, atribuído ao nascer.

Leia também:

Veja Também