Entenda o que é o feriado da Padroeira de Goiânia!

O feriado da padroeira de Goiânia refere-se à celebração em honra à padroeira da cidade de Goiânia, que é Nossa Senhora Auxiliadora. Sendo assim, comemora-se a data no dia 26 de maio.

Postado em: 23-05-2023 às 15h58
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda o que é o feriado da Padroeira de Goiânia!
Foto: iStock

O feriado da padroeira de Goiânia refere-se à celebração em honra à padroeira da cidade de Goiânia, que é Nossa Senhora Auxiliadora. Sendo assim, comemora-se a data no dia 26 de maio.

História

A história de Nossa Senhora Auxiliadora remonta ao século IV, quando a tradição cristã lhe atribuiu o título de “Auxiliadora dos Cristãos”. Dessa forma, reconhecia-se Nossa Senhora Auxiliadora como uma intercessora poderosa e protetora.

Ao longo dos anos, a devoção se espalhou pelo mundo, e muitas comunidades e cidades adotaram essa figura como sua padroeira.

Continua após a publicidade

A capital goiana, escolheu Nossa Senhora Auxiliadora como sua padroeira. No dia seguinte à fundação da cidade, no dia 25 de outubro, realizou-se uma missa solene em honra à padroeira.

Desde então, o feriado em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora é comemorado todos os anos em Goiânia, no dia 26 de maio.

Feriado

O feriado é palco de diversas atividades religiosas e festivas em celebração à padroeira. Missas especiais acontecem em igrejas e catedrais pela cidade, reunindo fiéis para agradecer as bênçãos recebidas, bem como renovar sua devoção.

Além disso, há também procissões, novenas, momentos de oração e outras manifestações de fé.

Durante a data, observa-se um clima de devoção religiosa e confraternização entre os habitantes da cidade. Muitos aproveitam o feriado para participar das festividades religiosas, reunir-se com familiares e amigos, e desfrutar de momentos de descanso e lazer.

Ademais, apesar do feriado em Goiânia ser uma celebração à Nossa Senhora Auxiliadora, essa data também coincide com o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma no Brasil. Essa coincidência tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença ocular.

Em resumo, o feriado da padroeira de Goiânia é uma ocasião especial em que a cidade se une para homenagear e celebrar Nossa Senhora Auxiliadora. É um momento de fé, devoção, encontros familiares e reflexão espiritual para os habitantes de Goiânia.

Leia também:

Veja Também