Conheça a artista que cria figuras de animais com roupas estendidas

Em nova coleção, as artes são em belíssimas paisagens com roupas estendidas

Postado em: 30-05-2023 às 16h06
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a artista que cria figuras de animais com roupas estendidas
Em nova coleção, as artes são em belíssimas paisagens com roupas estendidas | Foto: Helga Stentzel/ Arquivo pessoal

Sabe quando a gente era criança e acabava identificando animais e outras formas divertidas nas nuvens? Pois bem, a artista russa Helga Stentzel, foi mais além e decidiu procurar por inspirações em estandais de roupas. Foi aí que ela percebeu que um simples par de meias funcionaria como linda patinhas.

Por mais de dez anos, Helga Stentzel se aventurou pelo “surrealismo doméstico” e tem a “simplicidade”, “atividades do quotidiano” e “observação sem expectativas” como seus três conceitos-chaves. Após se formar em design gráfico pela Universidade Central Saint Martins, em Londre, Helga passou a ser diretora de arte na indústria publicitária mas logo notou que poderia fazer arte com coisas que tinha em casa.

Ela começou utilizando luvas, e acabou criando a coleção “Warmster”, uma forma divertida e monstruosa dos pequenos manterem as mãozinhas aquecidas, mas foi a comida que acabou ganhando o seu coração. Mas não foi pelo delicioso sabor, não. Stentzel ficou encantada com as formas peculiares que cada uma delas tinha, e a grande personalidade que essas formas podriam dar para animais bastante conhecidos. Como foi o caso do “Banana Terrier”, um cão feito com a metade de banana.

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BYQpq5MhsgI/
Além dele, a artista também criou o “Choco-cat”, um gatinho fofo que ama refrescar em uma bola de sorvete bem geladinho e o “Bread Pet”, um cão feito com diversos pães de forma. Em 2020, Helga Stentzel ganhou divesos prêmios de “Food Art Creator of the Year”, por conta de algumas de suas esculturas.

Mas foi com a linha criada em 2021, a “Clothes Line Animals”, que a lançou para o todo o mundo. Utilizando belas paisagens, um fio de pesca e algumas peças de roupas lavadas, Helga começou a criar vacas, zebras, gatos e até mesmo o fóssil de um dinossauro. Ela diz que não vê problema algum em se colocar em situações desconfortáveis para conseguir uma boa fotografia.

Inclusive, a sua pior experiência até agora foi na criação de “Hang on!”, a ursa polar que ama repousar nas planícies brancas de neve e que combate as alterações climáticas que estão derretendo as geleiras. “Quis que a minha roupa tivesse flocos de neve, por isso filmei no exterior (em uma de suas visitas à Rússia), onde estavam 32 graus negativos. Tive que correr várias vezes para um ambiente fechado, para descongelar a câmara e as minhas mãos”, disse a artista para jornal britânico “The Guardian”.

Veja Também