Saiba a origem da festa junina

A maior festa junina do país foi realizada para receber mais de 2 milhões de pessoas

Postado em: 01-06-2023 às 14h49
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba a origem da festa junina
Saiba a origem da Festa Junina | Foto: iStock/ Cacio Murilo de Vasconcelos

Finalmente o tão esperado mês de junho chegou. O mês das inúmeras festas juninas com comidas para lá de saborosas e muita dança e música boa. Mas afinal, você conhece a origem dessa tradicional festa?

Origem da festa junina

Historiadores apontam que as comemorações da nossa tradicional festa junina estão diretamente ligadas às festividades pagãs que eram realizadas na Europa, durante a passagem da primavera para o verão (o solstício de verão). Essas festas eram realizadas para afastar os maus espíritos e qualquer tipo de praga que pudesse afetar as colheitas.

Inicialmente as comemorações que eram realizadas por diversos povos pagão europeus passaram a ser cristianizada a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como religião principal do continente europeu. Sendo assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Continua após a publicidade

Essa prática da Igreja Católica era bastante comum pois, através do processo de aculturação, facilitava a conversão dos povos pagãos. Outra festividade que foi adicionada ao calendário cristão foi o Natal, comemorado em dezembro.

A cristianização dessa festa está relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs passaram a ter novos significados.

A chegada no Brasil

No Brasil, a festa junina tem início no século 16. As festas juninas eram bastante tradicionais e populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, uma referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve seu nome alterado para festa junina, em referência ao mês de junho, quando é realizada.

No início a festa possuía um tom religioso muito forte – mas essa conotação foi se perdendo ao longo do tempo, já que a festividade é vista por muitos como uma celebração popular, e não religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela fosse associada a símbolos típicos das zonas rurais.

No Nordeste a festividade teve um forte crescimento, fazendo com que a região, atualmente, possua as maiores festas do país. Inclusive, a maior festa junina do Brasil acontece na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Existem também a produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Uma outra característica muito comum dessa festança é maneira caricata de se vestir.

Veja Também