Mistérios e lendas que envolvem a praia dos goianos

A alta temporada Araguai 2023 começa em julho

Postado em: 07-06-2023 às 14h47
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Mistérios e lendas que envolvem a praia dos goianos
Curiosidades sobre a praia dos goianos | Foto: FabioMaffei/ iStock

O rio Araguia é uma das maravilhas naturais do Brasil e é palco de uma série de lendas e mistérios que fascinam moradores e turistas. Este imponete rio, quem tem cerca de 2.630km de comprimento, é o terceiro maior rio 100% brasileiro, com nascente na Serra do Caiapó, em Goiás, e desagua no rio Tocantins, no Pará.

Dentre as lendas mais conhecidas da região, destaca-se a do “Pai do Rio”, uma espécie de entidade mística que teria poderes sobrenaturais e comandaria o curso das águas do Araguaia. Segundo a lenda, todas as vezes que o “Pai do Rio” se sente desagradado com a presença humana, catástrofes naturais acontecem.

Outro mistério envolvendo o rio é a presença de uma “cidade subaquática”, igual a cidade perdida de Atlantida. De acordo com relatos, a cidade teria sido erguida no fundo do rio por uma antiga civilização que teria desaparecido há séculos. Apesar das tentativas, nenhuma equipe conseguiu localizar a tal cidade.

Continua após a publicidade

Existem também os botos cor-de-rosa, conhecidos como boto-vermelho ou golfinho-de-rio, são mamíferos aquáticos que habitam as águas doces do rio Araguaia.

Os botos cor-de-rosa são os maiores golfinhos de água doce do mundo, e podem chegar a medir mais de 2,5 metros de comprimento e pesar cerca de 180 kg. Além disso, eles possuem o bico longo e fino, que auxiliam na captura de seus alimentos, como peixes e crustáceos.

Essas criaturinhas possuem uma personalidade super sociável, sendo bastante comum avistá-las nadando próximas a embarcações ou interagindo com os banhistas. Apesar disso, é importante ressaltar que aproximação com os botos deve ser feita de maneira responsável e sempre respeitando o espaço desses animais.

Além de sua importância ecológica, os botos cor de rosa também são considerados animais sagrados pela cultura popular da região do rio Araguaia, sendo objeto de lendas e mitos. Acredita-se que esses golfinhos possuem poderes mágicos e são capazes de se transformar em seres humanos para seduzir as pessoas.

Por fim, um último mistério que envolve o rio Araguaia é a famosa “Ilha dos Urais”, um lugar que ficou conhecido após a revista americana “Life” publicar um artigo relatando que a ilha era habitada por um grupo de pessoas que pareciam ter sido isoladas do mundo exterior por séculos, mas os relatos foram refutados por estudiosos que afirmaram que se tratava de uma fraude.

Veja Também