Semente de tamarindo é utilizada para fabricar bioplástico

A goma de semente de tamarindo é um polissacarídeo solúvel em água com alto peso molecular

Postado em: 08-06-2023 às 10h23
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Semente de tamarindo é utilizada para fabricar bioplástico
Semente de tamarindo é utilizada para fabricar bioplástico | Foto: AALA IMAGES/ iStock

Há muito tempo a goma da semente de tamarindo é utilizada como espessante de alimentos, mas, no Japão, ela também tem sido utilizada para desenvolver um plástico biodegradável que pode ser utilizada para tudo, desde embalagens flexíveis até materia prima para roupas e moldados para automóveis e eletrodomésticos.

“A goma de semente de tamarindo é um polissacarídeo solúvel em água com alto peso molecular. Tambám é classificado como um xiloglucano, que são polissacarídeos lineares com excelente compatibilidade e biodegradabilidade”, explica Shinji Utsunomiya, da empresa japonesa MP Gokyo Food & Chemical, à Nature Portfolio.

A goma é feita através do refino de componentes de plissacarídeos das sementes de tamarindo, uma frutinha azeda comumente cultivada na Índia e no sudeste da Ásia. Aqui no Brasil, o tamarindo popularizou graças ao seriado mexicano ‘Chaves’, onde em um dos episódios, o refresco da fruta é comercializado.

Continua após a publicidade

Além da utilização das sementes em aditivos alimentares, a grande maioria é jogada fora depois do consumo da fruta, observa Utsunomiya. Portanto, os bioplásticos que estão presentes nas gomas das sementes podem contribuir para uma economia circular sustentável onde os resíduos são reaproveitados. As árvores de tamarindo também crescem muito bem em solos inférteis, e provavelmente não competirão por valiosas terras agrícolas.

Escala industrial

A distribuição em escala industrial feita pela Gokyo Food & Chemial, começou em 1964, comercializda sob a marca GLYLOID. Em 2021, uma nova marca foi lançada, TAMAVISCO, para o setor de cosméticos. Os produtos são utilizados como espessantes e para fazer filmes que limitam a passagem de gases.

Veja Também