Aranha-camelo: o predador mais assustador do mundo

Internacionalmente chamados de camel spiders, sun spiders e wind scorpions, esses bichinhos são associados a diversos mitos e lendas

Postado em: 09-06-2023 às 16h42
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Aranha-camelo: o predador mais assustador do mundo
Aranha-camelo: o predador mais assustador do mundo | Foto: Jeff Kingma/ iStock

No “aranhaverso” do real mundo dos aracnídeos, as chamadas aranhas-camelo são normalmente alguns dos insetos mais compreendidos. Internacionalmente chamados de camel spiders, sun spiders e wind scorpions, esses bichinhos são associados a diversos mitos e lendas, como a de que seriam venenosos e poderiam matar facilmente os seres humanos.

Acontece que essa ficções ganharam bastante força a partir de 2003, durante a guerra dos Estados Unidos com o Iraque, quando soltados norte-americanos, que invadiram o país em busca de “armas de destruição em massa”, passaram a enviar relatos sobre aranhas de trinta centímetros, que colocavam ovos sob a pele dos camelos e corriam a uma velocidade de 40 quilômetros e tinham um grito estridente.

Embora sejam memso aracnídeos, a verdade é que esses insetos não são aranhas, estando muito mais próximos dos escorpiões. As chamadas aranhas-camelo vivem em ambientes secos e arenosos, como os desertos, mas fogem desesperadamente do sol, e é por isso que elas são chamadas de solífungos – já que pertencem à ordem Solifungae.

Continua após a publicidade

Como as aranhas-camelo se portam?

Para começar, é importante deixar claro que as aranhas-camelo não são agressivas com os seres humanos, e picam somente quando se sentem ameaçadas. Seu nome tem relação à forma de arco do seu dorso, que lembra as corcovas de um camelo.

Existem mais de 1,1 mil espécies de aranha-camelo espalhadas por todo o mundo e, apesar serem relacionadas a ecossistemas desérticos, elas também estão presentes no Brasil, com 7 espécies registradas na Amazônia.

Como todo solífugo que se preza, a maioria das aranhas-camelo possuem hábito noturnos, permanecendo de tocaia durante o dia em troncos, debaixo de rochas e até mesmo dentro de cupinzeiros, com algumas sendo capazes de cavar seus próprios túneis.

O que é real sobre as aranhas-camelo

Embora não sejam tão assustadoras quanto aparentam ser, essas aranhas raramente ultrapassam os sete centímetros de tamanho; as aranhas-camelo são predadoras ágeis, representando uma ameaça para suas presas (outros artrópodes e pequenos vertebrados, como sapos e lagartos). É por isso que suas quelíceras (uma espécie de pinça) queladas são bastante fortes e afiadas.

Além de ser utilizada na caçada, essa assustadora estrutura é usada em comportamentos de corte durante a fase de reprodução e emitem ruídos de intimidação para competidores – o tal “grito estridente”que assutava os soldados norte-americanos. É importante destacas que, embora possam provocar dor, perfuração ou dilaceração na pele humana, as quelíceras não possuem peçonha (veneno).

Justamente por não apresentarem riscos para os seres humanos, esses bichinhos devem ser preservados, uma vez que representam um importante elemento de controle de pragas urbanas. Por sua forma horripilante, muitos deles acabam sendo perseguidos e mortos injustamente.

Foto: Reprodução/ Revista Digital

Veja Também