Entenda motivo de esquilo ter simulado a própria morte

A tanatos, como é conhecida, é comum em mamíferos e principalmente em alguns répteis, anfíbios e artrópodes

Postado em: 09-06-2023 às 17h27
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda motivo de esquilo ter simulado a própria morte
Entenda motivo de esquilo ter simulado a própria morte | Foto: Montagem/ Reprodução vídeo

Os sere humanos uilizam formas diferentes para evitar se comunicar com pessoas desagradáveis. No reino animal, eventos semelhantes são possíveis de se encontrar: são os chamados tanatose. Com essa prática, os bichinhos são capazes de “fingir de morto” como uma forma de se proteger de possíveis ameaças.

Foi o caso do esquilo que simulou a própria morte com um cabo de vassoura. O registro acabou viralizando esta semana no Twitter. O momento foi publicado no perfil de um norte-americano e já conta com mais de 10 milhões de visualizações.

https://twitter.com/dsviolonista/status/1665409251542548481?s=20

O vídeo mostar o momento em que um esquilo aparece em completo desespero ao notar a chegada de pessoas ao ambiente onde ele está. O animal então se coloca por baixo de uma vassoura caída no chão, se esticando de barriga para cima, simulando uma morte ao ser atingido pelo objeto de limpeza.

Continua após a publicidade

Mas por que os animais fingem de morto?

A “atuação” do esquilo, apesar de não converncer ningué, é um fenômeno bastante comum e muito importante na natureza. Ela serve como proteção para quando os animais se sentem ameaçados. A tanatos, como é conhecida, é comum em mamíferos e principalmente em alguns répteis, anfíbios e artrópodes.

Segundo o artigo “Observation on Animal Life, and Apparent Death, From Accidental Suspension of the Function of the Lungs”, de John Franks, a tantose serve como uma forma de escapar de predadores na vida selvagem.

Além de “fingir de morto” no chão, algumas espécies tem a capacidade de exalar o cheiro do próprio cadáver e alterar muito rapidamente as características de seus corpos, como a frequência cardíaca e respiratória.

Veja Também