Titan: conheça mais sobre o submarino desaparecido da OceanGate

De acordo com o site da companhia, o modelo é considerado "o mais leve e mais ecônomico para mobilizar do que qualquer outro submersível de mergulho profundo"

Postado em: 20-06-2023 às 16h04
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Titan: conheça mais sobre o submarino desaparecido da OceanGate
Titan: conheça mais sobre o submarino desaparecido da OceanGate | Foto: Divulgação/ OceanGate Expeditions

Um assunto que vem intrigando a internet nas últimas horas é o sumiço do submarino da OceanGate, que realiza expedições aos destroços do Titanic. O submersível desapareceu no Oceano Atlântico com cinco pessoas abordo, sem deixar rastros.

De acordo com o site da companhia, o modelo é considerado “o mais leve e mais ecônomico para mobilizar do que qualquer outro submersível de mergulho profundo”.

Após a notícia do sumiço, a OceanGate Expeditions, responsável por realizar a expedição até os destroços do icônico navio, disse explorar todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança.

Continua após a publicidade

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto-mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, informou a companhia. “Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”.

O interior do Titan

Para realizar o passeio, cada passageiro deve desembolçar US$ 250 mil (algo em torno de R$ 1,19 milhão) para ter o seu lugar garantido. O veículo tem capacidade para levar cinco pessoas, contando com o piloto.

Foto: Divulgação/ OceanGate Expeditions

Tendo essas informações, ainda fica a dúdiva: como é o interior? É pequeno ou apertado? Bom, o Titan, como é chamado, possui três telas, um único botão, um banheiro bastante pequeno e uma vista para a imensidão do oceano.

Algo que chamou bastante atenção é a maneira como o veículo é controlado, através de um manete – que possui uma aparência muito semelhante ao de controles de video game.

Foto: Reprodução/ CBC NL – Newfoundland and Labrador

Em seu interior também possui uma tela voltada para os dados da navegação, uma outra para sonar e a última tela, que é um pouco maior, exibe rigistro para os passageiros. Em um vídeo publicado pela CBC de Newfoundlan, Stockton Rush fez registro detalhados do submarino. Ele também deu detalhes sobre o “banheiro”, que nada mais é do que uma estrutura feita de metal.

“Este é o único toalete disponível durante o mergulho profundo. É o melhor lugar da casa, em que você pode olhar pela janela de visualização. Colocamos uma tela de privacidade, aumentamos a música e faz sucesso”, explicou ele no vídeo.

Além disso, o ‘Titan’ compreende um submersível, ou seja, diferente do que conhecemos hoje como submarino. No caso do veículo que desapareceu, não existe uma operação autônoma, necessitando de uma plataforma de apoio. 

Veja Também