Conheça 10 curiosidades sobre a Cientologia

Religião que causa fascínio e estranhesa possui estrelas como adeptos fiéis

Postado em: 22-06-2023 às 17h22
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 10 curiosidades sobre a Cientologia
Conheça 10 curiosidades sobre a Cientologia | Foto: Divulgação/ Igreja de Cientologia

A Cientologia é uma religião que causa fascínio e um pouco de estranhesa. No livro publicado pela DarkSide, Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, Amanda Montell traz um relato pessoal de como ela e uma amiga quase foram persuadidas a participar, realizando uma espécie de “teste de personalidade” proposto pelo culto. Montell também traz detalhes sinistros, fornecidos por uma ex-adepta da Cientologia, sobre as regras e funcionamentos da religião.

Como tudo o que é estranho tem o poder de nos atrair, listamos algumas curiosidades sobre a religião que atraiu astros como Tom Cruise e John Travolta – e tem como ex-membros Laura Prepon e o escritor beat William S. Burroughs II.

O fundador da Cientologia era autor de ficção científica

A Cientologia foi fundada por L. Ron Hubbard, um autor de livros de ficção científica. Hubbard possui o record de mais obras publicadas por um único autor, registrado no Guinness Book. Por isso os fundamentos da religião e a criação da igreja envolvam alienígenas. No entanto, o culto nega acreditar na existência de extraterrestres .

Continua após a publicidade

Who was L. Ron Hubbard? | The Irish Sun
Foto: Reprodução/ L. Ron Hubbard

O mesmo fundador sequestrou e disse ter matado a própria filha

Hubbard era uma figura bem controversa e,segundo pessoas que haviam sido próximas a ele, que já havia manifestado ter tendências paranoides e abusivas. Quando sua segunda esposa ameaçou deixá-lo, ele sequestrou a própria filha e um tempo depois, ligou para a mulher dizendo que havia matado a menina. Após a ligação, Hubbard fez uma nova ligação admitindo que a filha ainda estava viva.

Membros da Cientologia são pressionados a falar sobre vida sexual

Na Cientologia não tem essa de “o que acontece em 4 paredes fica em 4 paredes”, não. Para fazer parte da religião, os interessados precisam passar por um processo conhecido como auditoria, onde são realizadas perguntas extremamente pessoais. Muitas delas a respeito da vida sexual, e a igreja mantém esses registros detalhados da auditoria.

Celebridades e a atração pela Cientologia

Para aumentar seu poder e status, a Cientologia procura ativamente atrair famosos para seu seguimento. Como se sabe, Tom Cruise e John Travoltaalgum são alguns de seus fiéis famosos. O comediante Jerry Seinfeld já chegou a se interessar pela igreja, e muitas celebridades deixaram a cientologia para trás, como a atriz Leah Rimini.

Foto: Reprodução/ Montagem

Censura ao Wikipedia

A Cientologia foi acusada de tentar remover crítias a ela da Wikipedia. Com isso, a fundação que gere o projeto de enciclopédia proibiu qualquer organização afiliada à religião de editar seus artigos.

Cientologistas negam a existência de transtornos mentais

Os cientologistas acreditam que muitas doenças mentais não existem. Seu criador, L. Ron Hubbard, acreditava que os psiquiatras eram maus e já chegou a chamá-los de “terroristas”. Por isso, os cientologistas não acreditam em psicologia e são totalmente contra o uso de medicamentos psiquiátricos.

O FBI investigou a Cientologia por tráfico humano

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Cientologia foi acusada de escravizar membros considerados “rebeldes” em campos de concentração. Houve relatos de violência por parte de oficiais do culto. Essas denúncias levaram o FBI a investigar as maneiras pelas quais os membros podem ser controlados e coagidos a ficar na cientologia.

A Cientologia se prepara para o apocalipse

Segundo veículos como Daily Beast e Huffington Post, a Cientologia investe na construção de bunkers secretos em uma floresta à espera do Juízo Final. Esses bunkers para o fim do mundo incluem abrigos à prova de armas nucleares e cofres enormes com imagens de seu fundador, L. Ron Hubbard.

A Cientologia rechaça fontes de conhecimento que não sejam da própria igreja

Para a religião, qualquer informação que não venha de uma fonte cientologista — como livros externos, revistas, jornais e internet — é proibida. A igreja ensina aos membros que quaisquer fontes externas são mentirosas, destinadas a destruir a Cientologia, feitas por pessoas que não querem que os outros sejam felizes. O que explica a tal guerra contra a Wikipedia.

Foto: iStock/ BRO Vector

Uma espécie de detector de mentiras

Em seu livro, Montell menciona a existência de uma máquina chamada de E-Metro, um dispositivo parecido com um discman — mas em proporções aumentadas. Também chamado de eletropsicômetro, o equipamento é usado para “auditar” (aconselhar espiritualmente) os PCs (nome dado aos cientologistas que ainda não atingiram o “estado de clareza”. Apesar de ter a fama de ser um detector de mentiras, a própria Cientologia declara publicamente que o dispositivo “sozinho não serve para nada”.

e-metro cientologia
Foto: Wikipedia

Veja Também