Antiga cidade maia é descoberta no meio da floresta no México

Foram encontradas diversas estruturas semelhantes à pirâmides medindo mais de 15 metros

Postado em: 23-06-2023 às 15h41
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Antiga cidade maia é descoberta no meio da floresta no México
Antiga cidade maia é descoberta no meio da floresta no México | Foto: Instituto Nacional de História e História do México (INAH)

Arqueólogs no México descobriram os restos de uma antiga civilização maia no interior da floresta da Península de Yucatán.

Segundo os especialistas, foram encontradas diversas estruturas semelhantes à pirâmides medindo mais de 15 metros (50 pés) de altura.

Uma cerâmica desenterrada no local indica que a região foi habitada entre 600 e 800 dC, período conhecido como classico tardio.

Continua após a publicidade

A cidade foi batizada de Ocomtún, que em maia significa “coluna de pedra”.

Foto: Instituto Nacional de História e História do México (INAH)

Os últimos vestígios foram encontrados em uma reserva ecológica no Estado de Campeche, uma área de vegetação densa ainda inexplorada.

Segundo o Instituto Nacional de História e História do México (INAH), a descoberta foi resultado de um trabalho de campo destinado a documentar a aqueologia das terras baixas maias centrais, uma área de 3 mil quilômetros quadrados de selva desabitada.

A Universidade de Houston utilizou um laser para realizar uma varredura que ajudou a equipe de pesquisa a detectar “numerosas concentrações de estruturas pré-hispânicas”.

No terreno foram encontrados grandes edifícios, alguns em formato de pirâmide medindo mais de 15 metros de altura.

Em comunicado divulgado pelo INAH, Sprajc disse que “o local teria servido como um inmportante centro regional”.

As colunas cilíndricas de pedra que levaram os pesquisadores a batizarem o local como Ocomtún, provavelmente serviam como entradas para os quartos localizados nas partes superiores do edifícios, como acrescentou o especialista.

Ainda segundo Sprajc, o local passou por mudaças consideráveis entre 800 e 1000 dC, antes de ser vítima do colapso da civilização maia das terras baixas no século 10.

Veja Também