Um animal fofinho, mas que bebe sangue para sobreviver: Conheça o gato-do-deserto

Um estudo mostrou que os gatos-do-deserto atacam roedores e répteis não só para alimentação, mas também para matar a sede tomando o sangue das presas

Postado em: 07-07-2023 às 11h02
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Um animal fofinho, mas que bebe sangue para sobreviver: Conheça o gato-do-deserto
Um estudo mostrou que os gatos-do-deserto atacam roedores e répteis não só para alimentação, mas também para matar a sede tomando o sangue das presas | Foto: Reprodução/iStock

Já imaginou uma espécie de gato de aparência fofa, mas que bebe sangue para sobreviver? Essa é a realidade do gato-do-deserto, espécie selvagem que vive em condições extremas e remotas nos desertos africanos, asiáticos e do Oriente Médio.

Um estudo publicado no Journal of Arid Environments mostrou que os gatos-do-deserto atacam roedores e répteis não só para alimentação, mas também para matar a sede tomando o sangue das presas.

Isso porque a região onde a espécie vive possui fontes escassas de água. O estudo também apontou que os animais percorrer distâncias gigantes para sobreviver em meio ao deserto.

Continua após a publicidade

Risco de extinção

Outro dado importante sobre o estudo é sobre o decrescimento na população de gatos-do-deserto. A espécie estar listada como “menos preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), entretanto, os tamanhos da área do habitat podem significar que a população é menor do que as estimativas anteriores apontavam.

Assim, os pesquisadores responsáveis pelo estudo, buscam junto à IUCN a reconsideração do gato-do-deserto na lista de riscos de extinção.

Além disso, o estudo aponta que a distribuição da espécie parece estar diminuindo em áreas onde a atividade humana impactou negativamente seu habitat.

Segundo a pesquisa, ainda, é crucial reconhecer que os ecossistemas áridos estão sendo degradados pela atividade e assentamento humanos, especialmente pela conversão para agricultura e pastagem de gado.

Leia também: Animais selvagens são traficados para serem usados como droga, na Dark Web

Veja Também