O ‘Barbiecore’ está em alta nas redes sociais, mas dá sinais de desgaste na moda

Apesar de parecer estar em alta, empresa mostra que a poeira do pink já está abaixando

Postado em: 21-07-2023 às 14h48
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: O ‘Barbiecore’ está em alta nas redes sociais, mas dá sinais de desgaste na moda
O 'Barbiecore' está em alta nas redes sociais, mas dá sinais de desgaste na moda | Foto: Edward Berthelot

Não há como negar que um tsunami cor-de-rosa tomou as redes sociais do mundo inteiro nos últimos meses, graças a estreia do filme da Barbie, que ocorreu na quinta-feira (20).

Apesar da febre “Barbiecore” ter tomado as passarelas, tapetes vermelhos e as ruas desde a divulgação das primeiras fotos de Margot Robbie como a boneca mais famosa, em julho de 2022, a onda do pink já mostra sinais de queda, segundo a WGSN.

Na estreia de outras tendências “nostalgicas” como o Y2K – uma recuperação de elementos de grandes sucessos dos anos 2000 -, a “onda pink” já era prevista em 2018 e chegou no seu auge em 2022, Em janeiro, a grife francessa Balmain lançou uma coleção em parceria com a Mattel, fabricante da boneca Barbie, em que criou minipeças para o objeto de inspiração e para os “adultos que queriam brincar de boneca”.

Continua após a publicidade

Os tons de rosa voltaram em março do ano passado, na passarela da Valentino, quando foi apresentada a coleção “PinkPP”, com um direito a overdose da cor e estética maximalista do universo pink.

Segundo a WGSN, #BarbiePink emplacou de vez desde junho de 2022, com menções crescendo 21% ano a ano nos primeiros quatro meses de 2023.

Tendência pink entre as celebs

Entre os “convertidos” da tendência pink estiverem Glenn Close e Sebastian Stan, no tapete vermelho do Met Gala 2022. Viola Davis no envento deste ano, e Anne Hathway no desfile da semana de alta-costura de Paris em 2022. Em 2023, Margot Robbie e todo o elenco de “Barbie” ficaram responsáveis por carregar a cor-de-rosa nos muitos eventos de divulgação do filme.

O tsunami pink está perdendo a força?

No setor de vestuário, o primeiro pico foi em outubro de 2022 e desde então a demanda continuou em alta. Em abril de 2023, os dados tiveram outro pico, quando o trailer do longa foi lançado.

De acordo com a empresa de previsão de tendências, mesmo com a alta do termo #Barbiecore e da cor pink nas redes sociais, a tendência já passou do seu pico comercial e não está performando tão bem entre as grifes no ano passado.

Atualmente, o relatório expõe que os varejistas têm aumentado a quantidade de produtos em tons vibrantes de rosa neste verão do Hemisfério Norte, em comparação com o ano passado. No entanto, esses produtos não estão tendo um bom desempenho, com mais descontos do que a média de vestuário e apenas 9% deles esgotando a preço cheio (contra 13% da média de vestuário).

Veja Também