Por que os dias da semana têm “feira” no nome?

O termo tem origem no latim, e começou a ser empregado após um concílio da Igreja Católica

Postado em: 02-08-2023 às 11h55
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que os dias da semana têm “feira” no nome?
O termo tem origem no latim, e começou a ser empregado após um concílio da Igreja Católica | Foto: Divulgação/ InstaFruta

“Feira” tem origem no termo latino “feria,” que significa “dia de descanso”. Sua adoção na língua portuguesa ocorreu no ano 563, após um concílio da Igreja Católica, quando o bispo Martinho de Braga decidiu substituir os nomes dos dias da semana, que antes homenageavam os deuses pagãos. Entretanto, muitos se questionam sobre o motivo de usar o termo “feria,” que significa descanso, para designar os dias úteis.

Essa ambiguidade pode ser esclarecida ao entender que inicialmente a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa, que compreende todos os dias que antecedem o domingo de Páscoa, sendo estes dias de descanso para os cristãos. Vale lembrar que, desde 321, os calendários ocidentais têm início da semana no domingo, devido a uma imposição do imperador romano Constantino. Essa escolha não ocorreu por acaso, uma vez que a Bíblia já mencionava que Deus criou a Terra em seis dias e descansou no sétimo.

No decorrer do tempo e com as mudanças no mercado de trabalho, os trabalhadores passaram a exercer ainda mais suas funções nos dias úteis conforme o desejo da igreja católica. É importante destacara inda que, em hebraico, a palavra “sábado” também tem origem na língua hebraica e também representa dia de descanso, justificando porque muitas pessoas não consideram apenas o domingo.

Continua após a publicidade

Leia também: Zoológico chinês nega que seus ursos são humanos fantasiados

Veja Também