Conheça Fábio Gomes, o artista goiano que teve o trabalho reconhecido por Will Smith e Viola Davis

"É o meu sonho, todo artista luta por isso. É uma satisfação enorme estar fazendo o que eu amo e receber reconhecimento"

Postado em: 24-08-2023 às 17h10
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça Fábio Gomes, o artista goiano que teve o trabalho reconhecido por Will Smith e Viola Davis
Imagem: Instagram @fabiogomestrindade

Fábio Gomes é muralista há nove anos, colorindo os muros de Goiânia e também do mundo com sua arte. Especializado em realismo e tendo rostos como foco na maioria de suas obras, ele utiliza tons vivos e coloridos, ganhando reconhecimento internacional cada vez maior. Nesta quarta-feira (23/8), seu mural em homenagem a Will Smith foi repostado no Instagram oficial do ator, junto com outras obras do artista.

Fábio conta que sempre gostou de trabalhar com arte desde a época da escola e que trabalhar com arte sempre foi um sonho, mas que não teve um começo fácil. Começou a trabalhar como servente de pedreiro, mas sempre levava um caderno para fazer seus desenhos. “Meus colegas de trabalho sempre me incentivavam, falavam que eu tinha talento e que eu poderia viver da arte. E como eu moro em Trindade, perto de Goiânia, a gente sempre via os grafites e os muros pintados. Surgiu aquele desejo de estampar minhas artes nos muros da cidade.”

“Não foi fácil no começo, entendeu? No começo, eu ganhava menos do que como servente. Passei por muitas dificuldades, às vezes até passava fome para me alimentar bem.” Fábio tem um filho com a esposa Rose Cleia e conta sobre as dificuldades de manter a família, mas que sempre teve o incentivo que o ajudou a não desistir.

Continua após a publicidade

No início da pandemia de Covid-19, as dificuldades cresceram, mas graças às redes sociais, seu trabalho foi compartilhado pela atriz Viola Davis e também por Tina Knowles, mãe de Beyoncé. Isso possibilitou a abertura para novos trabalhos pelo Brasil e também uma viagem para a Arábia Saudita, a convite do ministro do entretenimento do país, onde ele pôde conhecer pessoalmente uma reprodução que haviam feito de um de seus desenhos.

“Me disseram que eu era admirado e que os artistas locais se inspiravam no meu trabalho. Para mim, é uma honra levar minha arte pelo mundo e levar a nossa cultura brasileira. É o meu sonho, todo artista luta por isso. É uma satisfação enorme estar fazendo o que eu amo e receber reconhecimento.” contou.

O artista contou um pouco sobre seu processo criativo e sua técnica artística: “Eu faço realismo. Quanto mais a gente pinta, mais a gente vai se aperfeiçoando. Estamos sempre em evolução e eu decidi usar meu trabalho em conjunto com a natureza. Eu já tinha visto isso no trabalho de outros artistas e tem dado certo, sabe? As pessoas têm reconhecido. Várias pessoas, inclusive crianças, se sentem representadas e também incentivadas.” Fábio deu o exemplo de sua primeira arte que viralizou na internet, compartilhada pela atriz Viola Davis: o rosto de uma criança negra que se tornou até estampa em uma camiseta.

Fábio conta que admira o trabalho de Will Smith na série “Um Maluco no Pedaço” desde criança e deixa um agradecimento aos seus seguidores: “Eu sempre tive vontade de fazer essa homenagem. Eu me identificava muito com a série ‘Um Maluco no Pedaço’. Eu sempre saía da escola correndo para dar tempo de assistir. Até hoje, ainda assisto quando tenho tempo. Para mim, foi uma honra receber esse elogio dele, entendeu? Ele falou que gosta do meu trabalho. Fiquei muito feliz e também poder levar o nome da minha cidade, do meu Goiás, para o mundo inteiro. Até agora, ainda estou sem acreditar que chegou até ele. Agradeço muito aos meus seguidores que o marcaram na postagem.”

Veja Também