Valak: saiba a verdadeira história do demônio que retorna em ‘A Freira 2’

Entidade retorna em segundo filme, que chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7)

Postado em: 04-09-2023 às 16h46
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Valak: saiba a verdadeira história do demônio que retorna em ‘A Freira 2’
Valak: saiba a verdadeira história do demônio que retorna em 'A Freira 2' | Foto: Warner Bros

A primeira vez que Valak é apresentado para os amantes do terror, foi no segundo filme da franquia ‘Invocação do Mal’, de 2016 – famoso por apresentar casos dos investigadores paranormais Ed e r Warren. Já em 2018, no spinf-off ‘A Freira’, a entidade demoníaca volta a atormentar os espectadores na forma de uma freira nada simpática.

Por mais que seja impossível atestar ou que é real ou não quando o assunto são os casos dos Warren, Valak definitivamente não é um invenção dos roteristas do longa. No século 17 a criatura foi citada pela primeira vez.

Origem da entidade

Também grafada como Ualac, Valac, Valax, Valu ou Valic, a entidade é o 62º demônio d’A Chave Menor de Salomão, um grimório (uma espécie de livro com coleções medievais de rituais e encantamentos mágicos) dividido em cinco partes e que tem sua autoria atribuida ao Rei Salomão (o mesmo citado no Antigo Testamento). O livro é bastante famoso na demologia e por praticantes da Goetia, uma forma de magia das trevas, e tem listado o nome de 72 demônio que Salomão teria “domado” durante seu reinado, dando instruções de como invocá-los para que realizem desejos.

Continua após a publicidade

Embora o filme tenha apresentado a entidade com uma forma completamente diferente, o Ars Goetia afirma que Valac se manifesta como uma criança de asas montada em um dragão de duas cabeças. Ele teria como especialidade dar respostas sobre tesouros esconditos e revelar a localização de víboras, entregando-as de forma inofensiva para o mago.

Seu “ranking” é de presidente, tendo 38 legiões de espíritos sob seu comando. É dito que Valac se move com rapidez, voando e geralmente desaparecendo. Tal como os outros demônios da Goetia, a invocação de Valak exige que o mago desenhe seu selo e siga um ritual específico para que a entidade se manifeste. Além de aparecer na franquia Invocação do Mal, ele já foi citado na HQ Chilling Adventures of Sabrina e no filme Vampiros de John Carpenter.

O livro proibido

Também é importante ressaltar que, por mais que Salomão seja um personagem bíblico, o tomo sagrado não faz referência a qualquer um dos demônios citados no grimório em questão, e Ars Goetia é considerado um “livro proibido” pelo Vaticano. Apesar disso, como foi dito anteriormente, ele ainda é bastante popular, principalmente na Europa, e não é difícil encontrar quem tente repetir os rituais descritos no livro.

Veja Também