O que é o Bat Mitzvá?
Até hoje, a celebração do Bat Mitzvá continua em constante construção.
Por: Maria Gabriela Pimenta

A Netlix lançou o filme “Você não tá convidada para o meu Bat Mitzvá!” no final do mês passado. Logo na estreia, entrou para o TOP 10 de filmes mais assistidos da plataforma e se encontra nesta lista até hoje. Alguns motivos levaram o filme a fazer tanto sucesso: a presença de Adam Sandler e sua família, o subgênero de comédia adolescente e o título. Mas afinal, o que é um Bat Mitzvá?
Bat Mitzvá para meninas e Bar Mitzvá para meninos, a festa remonta a um tradicional festival judaico que representa a passagem da criança para a maioridade religiosa. Para as meninas, a celebração acontece quando completam 12 anos. Já os meninos fazem a transição aos 13. O motivo é simples: as meninas atingem a maturidade mais cedo.
Para o judaísmo, é nessa idade que acontece a passagem da criança para a maioridade religiosa. A partir dessa transição, os jovens passam a ser responsabilizados pelos seus atos e também são ensinados a pensar mais nos outros do que em si mesmos. Essa lei é muito importante, pois ajuda o jovem a assumir maturidade social e cultural, tanto como cidadão, quanto como judeu.
Para os meninos, esse rito existe há mais de 2000 anos. Por outro lado, as mulheres só passaram a ser incluídas nos estudos religiosos há, mais ou menos, 70 anos. Até hoje, a celebração do Bat Mitzvá continua em constante construção.
A preparação para a tão aguardada festa começa um ano antes da cerimônia, tempo para os adolescentes aprenderem todos os ensinamentos e valores da religião.
A Celebração
A festa começa com a entrada da família ao som de música judaica. Durante a cerimônia, 12 ou 13 velas são acendidas para simbolizar os anos de vida completados. Ainda, os jovens recebem o Mazal Tov de seus convidados, que significa “boa sorte” em hebraico.
Durante o Bat Mitzvá, é servida comida Kosher, que seria a comida “adequada”. O produto Kosher segue uma série de regras de pré-preparo e produção que garantem um alimento puro, que nutre o corpo e a alma. Um dos rituais envolve o garoto ou a garota repartir um pão e dividir com sua família.
A parte mais importante
Apesar de todo o evento ser preparado com diversos ritos e símbolos importantes, a principal parte é leitura do Torá, o livro sagrado judeu. O anfitrião do Bar ou Bat Mitzvá realiza a leitura de um trecho da escritura e, com isso, dá início a sua jornada espiritual.
Finalizada a leitura, a festa acontece com muita música e animação para comemorar esse momento tão marcante para os judeus.
Leia também: