Série lançada após o final de Chaves revela o destino final de Chiquinha

A personagem ganhou um spin-off revelando sua nova vida fora da vila mais famosa das telinhas

Postado em: 27-09-2023 às 15h58
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Série lançada após o final de Chaves revela o destino final de Chiquinha
Série lançada após o final de Chaves revela o destino final de Chiquinha | Foto: Reprodução / Vídeo

Em 1971 a televisão ganhou uma turminha que encanta gerações até os dias de hoje. ‘Chaves’, a série protagonizada por Roberto Gómez Bolaños se tornou um dos maiores sucessos da história da TV na América Latina. Aqui no Brasil, o seriado se tornou popular graças a exibição do SBT.

Chaves, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Professor Girafales e Chiquinha são os marcantes personagens do programa, que chegou a ser dublado em 50 idiomas. Inclusive, a última personagem acabou ganhando uma série um ano após o projeto de Bolaños ter se encerrado.

Por iniciativa da própria María Antonieta de las Nieves, a eterna Chiquinha, a filha do Seu Madruga ganhou um spin-off, ou seja, ganhou uma série derivada de uma história já exibida.

Continua após a publicidade

Como repercutido pelo La República, em 1994 a Televisa lançou a série “Aquí está la Chilindrina” (“Aqui está a Chiquinha”). Além de marcar o retorno da teimosa personagem, a produção deu indícios do que aconteceu com a menina e seu pai, o Seu Madruga. 

No primeiro episódio, a personagem Dona Neves, avó de Chiquinha, envia uma carta ao padre Luna, padrinho de Chiquinha, informando que a menina acabou ficando sozinha e que, infelizmente, ela não consegue cuidar da criança. Sendo assim, Chiquinha passa a viver em um convento.

Esse é um indício de que Seu Madruga faleceu no universo de ‘Chaves’. Na vida real, Ramón Valdés, interprete do pai da menina, faleceu em agosto de 1988, aos 64 anos.

“Fiquei sozinha com minha bisneta. Não tenho mais saúde nem idade para sustentá-la. Agora, como você é padrinho e sacerdote, você tem que carregá-la. (…) Receba-a com todo o amor que você tem, ela é uma menina adorável e terna. Ela é incapaz de causar problemas. (…) De agora em diante a responsabilidade é sua”, narra a voz da personagem.

Foto: Reprodução / Vídeo / YouTube

Um outro relado do tipo está presente no filme ‘La Chilindrina en apuros’ (‘A Chiquinha em apuros’), que foi lançado no mesmo ano do seriado. Em uma determinada cena, Chiquinha revela a uma freira que seu pai “já está com Deus”.

“Meu lindo papai. Ele já está no céu com Deus, que precisava de alguém para entreter os anjos lá em cima. A única coisa ruim é que ele me deixou sozinha aqui embaixo”, afirma Chiquinha enquanto recebe apoio de uma das freiras que fazem parte de convento no qual reside.

Infelizmente a série e o filme não foram exibidos no Brasil. Após a série, como repercutido pela Veja em 2013, foi iniciado um desentendimento entre María Antonieta e Bolaños, que queria ser creditado como criador da Chiquinha. A atriz não se calou, e também decidiu lutar pelos direitos autorais da personagem, resultando numa briga de longos anos.

Entretanto, em 2022 a atriz revelou que deixou a inimizade com os herdeiros de Bolaños no passado. María Antonieta disse que participará de uma série biográfica inédita.

“Quero que todos fiquem atentos, porque será uma surpresa e estou muito feliz que o filho de Roberto (Gómez Bolaños) entrou em contato comigo. Nós nos entendemos e os rancores não servem para nada”, disse ela ao jornal El Universal.

Veja Também