Sexta-feira 13: conheça a história por trás da superstição

Existe uma tradição que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar, e por isso, a data é considerada um dia de infortúnio para alguns

Postado em: 13-10-2023 às 15h16
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Sexta-feira 13: conheça a história por trás da superstição
Sexta-feira 13: conheça a história por trás da superstição | Foto: iStock

Hoje é sexta-feira 13 e, para os supersticiosos, é um dia que desperta certo receio do que possa acontecer. Já para os amantes de filmes de terror, é a data perfeita para maratonar os clássicos do gênero ou até mesmo conhecer as novidades desse mundo tão atrativo.

Existe uma tradição que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar, e por isso, a data é considerada um dia de infortúnio para alguns. É recomendado não quebrar espelhos e passar bem longe de escadas. Ah, se derramar um pouco de sal, lembre-se de jogar um pouco por cima do ombro direito – mas só vale se for do direito.

Mas a origem do medo que envolve essa data ainda é desconhecida, mas alguns pesquisadores dizem que a má fama da sexta-feira 13 tem origem religiosa e cultura.

Continua após a publicidade

A sexta-feira 13 e o cristianismo

A última "ceia" de Jesus e seus apóstolos. — Foto: Internet/Reprodução
Foto: Reprodução

Uma das versões para a simbologia da sexta-feira 13, ligada ao cristianismo, diz que em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição.

Entre os presentes, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, que era uma sexta-feira.

Sexta-feira 13 na mitologia nórdica

Existem uma história de um banquete realizado pelo deus Odin, que convidou outras 12 divindades. Loki, o famoso deus da trapaça, ficou inconformado por não ter sido convidado para a festa do poderoso deus.

Sendo assim, ele aprontou uma confusão que causou a morte de um dos convidados. Daí, foi criado o mito de que um encontro com treze pessoas sempre tem um desfecho ruim.

Uma outra perspectiva volta ao início do período medieval na Europa. Antes de se converter ao cristianismo, os escandinavos eram politeístas e tinham uma grande admiração pela deusa Friga – que deu origem para friadagr e friday, que significa sexta-feira em escandinavo e inglês.

Mas, após aderirem ao cristianismo, os escandinavos passaram a amaldiçoar a deusa da beleza e amor, passando a enxerga-la como uma bruxa que se reunia toda sexta-feira com mais onze feiticeira e o demônio para lançar pragas contra toda humanidade.

Uma associação histórica

A origem da sexta-feira 13 também tem explicações na história, mais especificamente na monarquia francesa. De acordo com a história, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país.

Na tentativa de contornar a situação, ele tentou se filiar na prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas acabou sendo recusado. Pra expressar a raiva, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Sexta-feira 13 na literatura e cinema

Filme "Sexta-Feira 13"  — Foto: Divulgação
Foto: Sexta-feira 13 / Divulgação

A data causou uma verdadeira histeria no século 20 graças ao livro de Thomas Lawson, intitulado “Friday, the Thirteenth”, de 1907. A história conta sobre um corretor de ações que escolhe esse dia para quebrar o mercado.

Mas, foi graças ao cinema norte-americano, na década de 1980, que a superstição ficou imortalizada, com o filme de terror “Sexta-feira 13”, com o personagem Jason Voorhees.

Para a numerologia, 13 significa sorte

Foto: iStock

Se você ama essa número (como a diva Taylor Swift), pode ficar com o coração quentinho pois a numerologia olha para o 13 com bons olhos!

O núemro 1 simboliza independência e coragem para realizar novos projetos e abrir caminhos. Já o 3 significa otimismo, entusiasmo, comunicação e leveza para encarar os desafios.

Quando somado, o resultado é o número 4, que para a numerologia significa estabilidade e concretização dos sonhos.

Veja Também