Saiba quais brasileiros já foram premiados no Grammy Latino
Confira os 10 nomes nacionais que se destacaram na premiação
Por: Cecília Epifânio

Na noite desta quinta-feira (16), aconteceu mais uma edição do Grammy Latino 2023. Entre os diversos grandes nomes da música latina, como a colombiana Shakira, os brasileiros marcaram presença.
O evento aconteceu em Sevilha, na Espanha, e contou com a presença de artistas brasileiros como Anitta, Iza, Gaby Amarantos, Criolo, Planet Hemp e Tiago Iorc.
Os indicados para o Grammy Latino são escolhidos por um grupo internacional de criadores de música, representando diferentes gêneros e áreas criativas, incluindo artistas, compositores, produtores, mixadores e engenheiros.
Nesse sentido, a música brasileira é extremamente rica e diversificada, e isso é refletido na lista de artistas brasileiros que já foram premiados no Grammy Latino.
Criada em 1999 pela Academia Latina da Gravação, a premiação reconhece a importância da música latina, e nomes nacionais têm sido destaque em diversas categorias. Confira alguns deles!
Xuxa
Xuxa é uma das artistas brasileiras mais populares de todo o mundo. Tendo iniciado sua carreira como modelo e apresentadora de TV, logo a loira se tornou uma estrela do mundo infantil. Apesar de nunca ter se considerado uma grande cantora, a ‘Rainha dos Baixinhos’ levou dois Grammy Latino, ambos na categoria de Melhor Álbum Infantil Latino, nos anos 2002 e 2003.
Liniker
A cantora e compositora se tornou uma das vozes mais importantes do funk e soul brasileiro. Ela foi a primeira artista trans a ganhar um Grammy Latino. Seu reconhecimento foi dado na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em 2022, com o álbum “Indigo Borboleta Anil”.
Gilberto Gil
Este é um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos. Cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor, Gilberto acabou conquistando sua primeira estatueta em sua estreia no Grammy, em 1998, com o álbum “Quanta Live”, na categoria de Melhor Álbum Musical Mundial.
Em 2005 ele triunfou novamente. Mas, desta vez, na categoria de Melhor Álbum Contemporâneo Mundial, com o “Eletracústico”. No ano de 2019, Gilberto Gil foi homenageado com o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, pelo álbum “Ok Ok Ok”.
Marisa Monte
Marisa Monte é uma cantora, compositora, instrumentista e arranjadora brasileira. É conhecida por seu estilo musical eclético, combinando elementos de MPB, rock, jazz e música eletrônica. A artista já conquistou quatro Grammy Latino, incluindo Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, em 2002, com o disco “Verdade, Sinceridade e Simplicidade”.
Ludmilla
Em 2022, Ludmilla lançou o “Numanice #2”, um baita sucesso comercial e de crítica, além de ter sido um marco na carreira da cantora – pois marcou sua transição do funk carioca para o pagode. O disco foi indicado a dois Grammy Latinos, incluindo o de Melhor Álbum de Samba/Pagode, o qual acabou ganhando.
Anavitória
O duo de pop folk é formado por Ana Caetano e Vitória Falcão. Ao todo, as meninas têm quatro Grammy Latino na coleção. Em 2017, as meninas conquistaram o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a colaboração de Tiago Iorc na música “Trevo (Tu)”. Já em 2019, “O Tempo É Agora” lhes rendeu o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português.
Já em 2021, a dupla conquistou mais dois troféus para a lista de conquista, vencendo novamente na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português com o disco “Cor”, e também levaram o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a música “Lisboa”, uma colaboração com o cantor Lenine.
João Gilberto
João Gilberto é considerado o pai da bossa nova, um gênero musical que se tornou uma parte fundamental da música brasileira e teve um impacto significativo na música internacional. Seu álbum de estreia, “Chega de Saudade”, lançado em 1959, é visto como o marco inicial desse estilo. Ele é um cantor, compositor e violonista. João Gilberto ganhou, em 2005, o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Chitãozinho e Xororó
Os irmãos mais famosos da música sertaneja são os artistas nacionais que mais ganharam prêmios na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Possuem sete prêmios nesta categoria e dois Grammys em Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, espalhados nos anos de 2003, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2021 e 2022.
Roberto Carlos
O Rei da Música Brasileira, e suas canções são marcadas pela mistura de elementos do rock, pop e romance. Ele é um dos artistas mais populares do Brasil, com uma carreira que ultrapassa gerações e dura mais de 60 anos.
Em 2004 e 2006, Roberto Carlos recebeu o prêmio de Excelência Musical da Academia Latina de Gravação. No ano de 2005, o disco “Para Sempre Ao Vivo No Pacaembu” acabou lhe rendendo o título de Melhor Álbum de Música Romântica.
Em 2007, o Rei da Música Brasileira foi homenageado com o prêmio Hall da Fama do Grammy Latino, reafirmando sua grande influência na música latina. Em 2009, conquistou o prêmio de Melhor Vídeo Musical em Formato Longo pelo trabalho “Roberto Carlos e Caetano Veloso e a Música de Tom Jobim”.
Em 2013, a canção “Esse Cara Sou Eu” foi reconhecida como a Melhor Canção Brasileira, e ele novamente entrou no Hall da Fama do Grammy Latino, desta vez, em homenagem ao movimento Jovem Guarda. Finalmente, em 2015, Roberto Carlos foi agraciado com o título de Personalidade do Ano, consolidando seu impacto notável na cena musical.
Adriana Calcanhotto
Adriana Calcanhotto também foi prestigiada na categoria de Melhor Álbum Infantil Latino em 2006, com o trabalho intitulado “Adriana Partimpim”. Posteriormente, em 2010, ela novamente brilhou no Grammy Latino, desta vez, na categoria de Melhor Canção Brasileira (Língua Portuguesa), com a canção “Tua”.