As melhores imagens científicas de 2023

O ano de 2023 foi marcado por belíssimas imagens feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA. Mas, na nossa casa Terra,

Postado em: 15-12-2023 às 15h00
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: As melhores imagens científicas de 2023
As melhores imagens científicas de 2023 | Foto: Thomas Vijayan

O ano de 2023 foi marcado por belíssimas imagens feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA. Mas, na nossa casa Terra, fotógrafos e pesquisadores conseguiram imagens de espécies desconhecidas e cenas impossíveis de serem vistas a olho nu. De poeira cósmica às lagartixas voadoras, confira as melhores imagens selecionadas pela Nature.

Apocalipse laranja

Pessoas cruzam a ponte do Brooklyn em meio a uma densa neblina causada pela fumaça do incêndio florestal no Canadá em Nova York, 7 de junho de 2023
Foto: Dave Sanders/ New York Times/ Redux/ eyevine

Em junho, o nordeste dos Estados Unidos foi sufocado pela fumaça dos extremos incêndios florestais que aconteceram no Canadá, que transformaram o céu em uma cor laranja bastante assustadora (como você pode ver na foto acima, feita na Ponte do Brooklyn, em Nova York). Os cientistas já vem dizendo que as alterações climáticas vão provocar um clima cada vez mais quente e seco – e nós já estamos sentindo isso, já que 2023 vai entrar para a história como o ano mais quente em todo o mundo.

Aviso de derretimento

foto grande angular de uma enorme calota de gelo plana com água derretida formando riachos e cachoeiras caindo no mar
Foto: Thomas Vijayan

Esta foto da água derretida escorrendo pela calota polar de Austfonna, na ilha ártica de Nordaustlandet, na Noruega, venceu na categoria Natureza no 2023 Drone Photo Awards. “Já visitei este lugar várias vezes, mas no ano passado foi desanimador testemunhar o derretimento do gelo marinho já em junho”, disse o fotógrafo Thomas Vijayan.

Continua após a publicidade

Flex antigo

Uma imagem de microscópio eletrônico de um fóssil de musculatura.

Com cerca de 2 milímetros de diâmetro, esse microfóssil mostra um exemplo raro de estruturas musculares preservadas por animais primitivos. O exemplar tem cerca de 535 milhões de anos e pertence ao grupo cicloneuralia, o mesmo que as lombrigas fazem parte. Eles foram encontrados na província chinesa de Shaanxi. Segundo os paleontólogos, possivelmente os músculos teriam auxiliado no movimento e na alimentação.

Serpente do Sol

Na categoria Nosso Sol, venceu a imaagem
Foto: Eduardo Schaberger Poupeau

Este enorme filamento solar em forma de cobra foi capturado pelo astrofotógrafo Eduardo Schaberger Poupeau e venceu a categoria Nosso Sol do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano de 2023. Os filamentos são feitos de plasma que se projeta da superfície do Sol, moldado por campos magnéticos.

Espalhador de sementes

Tail as Old as Time: Germ Cell Development in the Fruit Fly | KI Image  Awards Archive
Foto: Jaclyn Fingerhut, Yukiko Yamashita/ Departamento de Biologia do MIT, Instituto Whitehead

Drosophila as moscas-das-frutas têm alguns dos espermatozoides mais longos da natureza, com 2 milímetros. Esta imagem do esperma de uma mosca crescendo nos testículos foi a vencedora do MIT Koch Institute Image Awards de 2023. Cada espermatozóide maduro (azul) começa como uma célula-tronco (topo) e depois se alonga. Os núcleos das células são brancos. Magenta e amarelo mostram expressão de RNA essencial para o desenvolvimento dos espermatozoides.

Monet Espacial

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Foto: NASA/ ESA/ CSA/ STScI/ Klaus Pontoppidan (STScI) Processamento de imagem/ Alyssa Pagan (STScI)

Esta imagem inspiradora obtida pelo Telescópio Espacial James Webb mostra estrelas se formando no complexo de nuvens Rho Ophiuchi, o lugar mais próximo da Terra onde as estrelas estão nascendo. Sua textura etérea evoca a das pinturas impressionistas. Jatos de gás hidrogênio (vermelho) jorram de estrelas jovens, iluminando o gás interestelar. A ‘caverna’ brilhante abaixo é formada por ventos estelares que sopram de uma jovem estrela.

Olá, lagartixa!

Um Gekko mizoramensis sp. manchado de cinza. n. deitado prostrado em um tronco de madeira com a boca aberta
Foto: Lal Muansanga

Em 2023 os cientistas descobriram uma nova espécie de lagartixa voadora, Gekko mizoramensis. Esses lagartos vivem no estado de Mizoram, no nordeste da Índia. Eles usam as pontas de pele em forma de asas em suas pernas e pés para deslizar pela floresta, de árvore em árvore. A descoberta mostra quão pouco se sabe sobre a vida vegetal e os animais na área – pode haver muito mais espécies desconhecidas pela ciência à espreita por lá.

Monstro de lava

Um vídeo do lago de lava Halema'uma'u visto da borda oeste do Kilauea
USGS / Divulgação via REUTERS

Em junho, o vulcão mais ativo do Havaí, Kīlauea, entrou em erupção criando uma enorme piscina de lava na cratera Halema’uma’u. O vulcão está repleto de câmeras e instrumentos que medem a deformação do solo e a atividade sísmica.

Floco de neve de fermento

Several single yeast cells, colored light blue with bright orange spots in them, cluster together into a shape resembling a snowflake.

Ese aglomerado estrelado de células de levedura é o resultado de um experimento que investiga a evolução de organismos multicelulares. Os pesquisadores selecionaram as células grandes que evoluíram para formar aglomerados ramificados.

Ciclones giratórios

Foto tirada pela sonda Juno, da NASA, mostra ciclones no polo norte do planeta Júpiter.
Foto: NASA/ JPL – Caltech/ SwRI/ MSS/ Brian Swift

Durante a sua 54ª órbita de Júpiter, a sonda Juno da NASA capturou imagens de perto das tempestades que rodeiam o pólo norte do planeta. O cientista cidadão Brian Swift processou uma imagem para produzir esta versão de alto contraste, que destaca os ciclones.

Desvio do stick

Concurso de Fotógrafo Oceânico do Ano de 2023 revela vencedores; confira
Foto: Jialing Cai/ Fotógrafo Ocean do Ano

Este encantador polvo náutilo de papel (Argonauta sp.) está pegando carona em uma vara na escuridão do Oceano Pacífico, nas Filipinas. Está rodeado por sedimentos de uma erupção vulcânica que brilham à luz da câmara.

Bordas afiadas da calda

imagem microscópica de camadas coloridas de xarope de açúcar cristalizado, como folhas de papel
Foto: Dr. Diego García/ Cortesia da Nikon Small World

Nem sempre o xarope de açúcar é uma matéria viscosa. Cristalizada, vista sob um microscópio de luz polarizada e ampliada 25x, é possível ver a estrutura pontiaguda e em camadas da substância relevada. A imagem contra-intuitiva foi apresentada no Concurso de Fotomicrografia Nikon Small World de 2023.

Imprimir um foguete

Lançamento do foguete Terran 1 da Relativity
Foto: Relatividade/ John Kraus

 O primeiro lançamento de um foguete feito de peças impressas em 3D iluminou o céu noturno da Flórida em março. O Terran 1 foi construído pela empresa aeroespacial Relativity Space em Long Beach, Califórnia.

Veja Também