Veja o que fazer na ceia para evitar ressaca no dia seguinte

Natal, Ano-Novo e confraternizações de final de ano nos incentivam a bebedeira, mas é possível evitar os impactos do álcool com algumas diquinhas bem simples

Postado em: 24-12-2023 às 10h00
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja o que fazer na ceia para evitar ressaca no dia seguinte
Veja o que fazer na ceia para evitar ressaca no dia seguinte | Foto: iStock

É quase impossível escapar do álcool nas festa de final de ano. São diversas festas e confraternizações motivadas pelo Natal e Ano Novo e, em boa parte delas, regada a vinho, champanhe e muitas outras bebidas a base de álcool. E com tantas oportunidades para chutar o balde, como manter o controle e evitar a ressaca no dia seguinte?

O que causa a ressaca?

Em excesso, a bebida alcoólica intoxica o organismo e pode fazer as manhãs serem acompanhadas de dores de cabeça, enjoo e fraqueza. “Passando pelo fígado, o etanol produz uma substância que é tóxica para o corpo chamada acetaldeído, ele é o responsável pelos sintomas da ressaca”, explica o neurologista Saulo Nader, de São Paulo.

A ressaca é o outro lado da moeda da parte boa de beber. Inicialmente, a ingestão de bebidas alcóolicas provoca uma euforia, desinibição e descontrole motor, mas, passado algumas horas, leva a um estado depressivo e aos desconfortos da ressaca. Por isso, o mais prudente é evitar a intoxicação.

Veja como evitar a ressaca

  1. Tome água antes, durante e depois de beber: Beber água entre os drinques é a receita certeira para diminuir os sintomas da ressaca, de acordo com o neurologista. “A lógica é bem simples, se estou muito hidratado, se bebo bastante líquido, aumento o volume de sangue, diluo a substância tóxica e ajudo meu fígado a metabolizar o etanol mais rápido e a eliminá-lo”, explica Nader.
  2. Tenha uma boa alimentação antes e depois: A nutricionista Laura Silva, de Brasília, destaca a importância da alimentação para reequilibrar o organismo depois de noites de exagero. “Na maioria das vezes, as pessoas na ceia acabam só comendo petiscos ou nem isso, dando preferência à bebida. Fazer uma refeição completa no dia seguinte ajuda bastante a evitar ressaca”, adverte.
  3. Não perca a conta das taças: Na companhia de amigos e familiares, é difícil conter a empolgação com a bebida preferida. Porém, a melhor maneira de evitar a ressaca continua sendo beber com moderação ou escolher opções sem álcool. “Espere o copo esvaziar para enchê-lo novamente. Assim, você terá controle de quanto está bebendo”, aconselha a endocrinologista.
  4. Use remédios, se necessário: Alguns remédios indicados para a ressaca podem ser úteis caso não entrem em conflito com alguma medicação que o indivíduo usa. O neurologista também recomenda tomar algum analgésico pra dor de cabeça e um remédio para enjoo que já tenha sido usado antes pela pessoa.

Veja Também