Pela primeira vez Apple é a número 1 em vendas de smartphones pelo mundo

A Apple alcançou esse feito mesmo diante de desafios regulatórios crescentes, além do aumento da concorrência, tanto na China quanto globalmente.

Postado em: 17-01-2024 às 14h55
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Pela primeira vez Apple é a número 1 em vendas de smartphones pelo mundo
Pela primeira vez Apple é a número 1 em vendas de smartphones pelo mundo | Foto: Apple/ Divulgação

Pela primeira vez, a Apple superou a Samsung, bem como todas as outras fabricantes de smartphones, assumindo a liderança nas vendas globais de dispositivos móveis. Em 2023, a Apple comercializou 234,6 milhões de iPhones, conquistando uma fatia de mercado de 20,1% e registrando um crescimento anual de 3,7%, conforme revelado pelos dados da IDC. Durante 13 anos, a Samsung havia dominado as vendas globais de smartphones, desde 2010.

Enquanto isso, os principais concorrentes no mercado de smartphones não conseguiram expandir suas operações em 2023.

Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC, afirmou: “O grande vencedor é sem dúvida a Apple. Não apenas é o único dos três primeiros a apresentar crescimento anual positivo, mas também conquista o primeiro lugar anualmente pela primeira vez na história”.

Continua após a publicidade

A Apple alcançou esse feito mesmo diante de desafios regulatórios crescentes, além do aumento da concorrência, tanto na China – o maior mercado da empresa – quanto globalmente. A utilização de ofertas atrativas de troca e financiamento sem juros foi um fator crucial para o crescimento da Apple.

Os cinco principais fabricantes globais de smartphones agora são:

  • Apple: 234,6 milhões de smartphones vendidos
  • Samsung: 226,6 milhões de smartphones vendidos
  • Xiaomi: 145,9 milhões de smartphones vendidos
  • OPPO: 103,1 milhões de smartphones vendidos
  • Transição: 94,9 milhões de smartphones vendidos

Vale destacar que a Apple é a única fabricante de telefones dos Estados Unidos nessa lista, enquanto a Samsung é sul-coreana, e as demais têm sede na China.

Enquanto a Apple registrou um crescimento de 3,7%, o mercado global de smartphones encolheu, com as remessas globais diminuindo 3,2% para 1,17 bilhão de unidades em 2023, de acordo com a IDC. A Samsung teve uma queda de 13,6%, a Xiaomi diminuiu 4,7%, e a OPPO reduziu em 9,9%. A exceção foi a Transsion, uma presença relativamente nova nas classificações dos principais fabricantes de smartphones, que apresentou um notável crescimento de 30,8%. A Transsion concentra-se em telefones acessíveis e adaptados a mercados específicos, como África, Índia, Oriente Médio, Sudeste Asiático e América Latina.

Veja Também