Por que os edifícios de Santos são inclinados?

Santos é conhecida por ser a cidade de origem do Charlie Brown Jr, do eterno clube do Rei Pelé e por fazer parte do trecho da famosa 'Brasília Amarela', dos Mamonas Assassinas

Postado em: 18-01-2024 às 14h41
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que os edifícios de Santos são inclinados?
Por que os edifícios de Santos são inclinados? | Foto: Reprodução/ YouTube

No Brasil, diversas cidades se destacam por suas características singulares e identidades únicas. Contudo, uma peculiaridade fascinante desperta curiosidade em uma cidade muito específica: os edifícios inclinados de Santos.

De acordo com informações do G1, Santos abriga um total de 319 edifícios com inclinações, sendo que 65 deles, situados à beira das praias, apresentam ângulos particularmente notáveis. Embora tenham se tornado tema de discussão nas redes sociais e despertado a curiosidade da população, a prefeitura de Santos assegurou que as condições das construções não indicam comprometimento estrutural.

Em uma entrevista ao G1 no ano passado, o engenheiro civil Franco Pagani explicou que edifícios mais estreitos e altos requerem atenção especial, pois são mais suscetíveis a inclinações. Contudo, a questão principal reside nas características do terreno onde foram construídos e na limitação tecnológica da época, quando as construções foram erguidas.

Continua após a publicidade

“As construtoras daquela época não tinham equipamentos para fazer fundações diretas como hoje, [que] conseguem efetuar a escavação até [chegar] à parte de pedra no subsolo e [deixar] ficar firme”, disse ao veículo.”

Apesar da aparente inclinação, a Prefeitura de Santos destaca que, a cada dois anos, os edifícios devem apresentar laudos sobre suas inclinações para garantir a segurança. O processo faz parte do Programa dos Prédios Inclinados de Santos, que avalia a necessidade de obras de reparo ou manutenção.

As reações na internet não foram poupadas, com publicações inusitadas sobre os prédios inclinados da cidade litorânea. Em um exemplo, um internauta compartilhou um vídeo dentro de um prédio soltando uma garrafa de água, destacando de maneira curiosa o funcionamento da física nesse contexto. Confira:

Veja Também